Saúde 09/10/2020

USF Alvalade abre portas a cobertura total aos fregueses

A Unidade de Saúde Familiar de Alvalade foi hoje inaugurada, num momento que contou com a presença da Sra. Ministra da Saúde, Marta Temido, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges e do presidente da ARS Lisboa e Vale do Tejo, Luís Pisco, e ainda a Diretora Executiva do Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Norte , Eunice Carrapiço.

A Coordenadora da USF Alvalade, Mariana Freire, guiou a visita pelo espaço adaptado recentemente, que permite dar resposta a mais 4 mil utentes da Freguesia de Alvalade e uma cobertura total do serviço de medicina familiar no nosso território abrangendo 17 mil utentes, à semelhança da já existente USF Parque.

A visita ao espaço foi acompanhada de parte dos funcionários desta nova USF, situada no Parque de Saúde de Lisboa, que vai contar com 10 médicos, 10 enfermeiros e 5 administrativos.

Marta Temido destacou o ambiente positivo entre os colaboradores do espaço, que foram introduzindo ao longo da visita alguns pormenores e curiosidades desta USF e da relação entre a população de Alvalade e os serviços de saúde existentes no território.

“Estamos a assinalar hoje o facto de o Serviço Nacional de Saúde também ser feito de mudanças organizacionais, como a que aqui aconteceu. É uma grande alegria dar médico de família a mais portugueses e muitos parabéns pelo facto de, numa altura em que todos andaram para trás, terem conseguido andar para a frente com este projeto. Sejam muito felizes aqui”, terminou dirigindo-se a todos os profissionais.

Já Mariana Freire, coordenadora da nova USF Alvalade, reforçou ao longo da visita alguns aspetos positivos da população de Alvalade e da resposta que têm permitido que os serviços de saúde deem nesta fase.

“Temos ótimos indicadores de vacinação, mesmo durante a pandemia, e temos pessoas que mudam de residência e fazem questão de manter aqui o seu médico de família. Há uma ótima relação também com a Junta de Freguesia, que muitas vezes permite uma resposta articulada em situações sociais, por exemplo”, afirmou a responsável.

Já José António Borges elogiou o serviço prestado, o empenho da equipa e realçou a importância de dar à sua população um serviço de saúde de qualidade.

“Nunca recebemos reclamações do funcionamento do Centro de Saúde. Penso que nos últimos 5 a 10 anos houve uma alteração da relação da população com este espaço em específico. O Parque de Saúde de Lisboa e a integração do Centro de Saúde no seu interior veio contribuir para isso mesmo”, realçou.

Os rasgados elogios e o constatar de alguns fatores de sucesso desta recente USF, que integra parte de uma equipa que já colaborava no Centro de Saúde, permitiu ainda um momento descontraído entre os presentes, com o convite à Sra. Ministra da Saúde para que se mudasse para Alvalade. Entre sorrisos e elogios, Marta Temido admitiu que poderia ter “problemas em casa”, mas mostrou-se claramente satisfeita com a equipa e o espaço que hoje encontrou na nossa freguesia.

O presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, terminou com a revelação de um desejo claro para o seu município.

“O que queremos é a cobertura integral do Município de Lisboa no que toca a médico de família”, concluiu.