Composição do Executivo

José Amaral Lopes

Presidente

Partido Social Democrata (PSD)

Pelouros

Representação Institucional

Gabinete Jurídico

Cultura e Comunicação

Nota Curricular

Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Cultura (2002-2004)

Secretário de Estado dos Bens Culturais (Julho 2004 a Março 2005)

Deputado da Assembleia da República (2005)

Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa – Cultura e Recursos Humanos (2005-2007)

Presidente do Conselho de Administração da EGEAC (2005-2007)

Presidente do CA do Teatro D. Maria II (2000-2002)

Assessor da Direção da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (2020)

Membro do Grupo de Trabalho da CML para a definição de um Programa Integrado de Salvaguarda dos acervos República e Resistência (2019)

Coordenador da Estrutura da candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura (2018 – 2019)

Conselheiro Técnico para a área da Cultura, Direitos de Autores e Audiovisual, Agenda Digital e Justiça na Representação Permanente de Portugal junto da EU (2013-2016):

Perito Nacional Destacado na Comissão Europeia para a Sociedade de Informação, Cultura e Audiovisual (2007-2012)

Docente da cadeira Enquadramento Económico e Jurídico do Audiovisual na licenciatura em Cinema do Instituto de Ensino Investigação Audiovisuais e Tecnologias de) Comunicação (2007))

Vice-Presidente da ABRAÇO (2004-2008)

 


Miguel Tomás Cabral Gonçalves

Vogal SUBSTITUTO DO PRESIDENTE

Partido Social Democrata (PSD)

Pelouros

Divisão de Espaço Público e Equipamentos

Economia e Inovação

Nota Curricular

Vogal da Junta de Freguesia de Alvalade (Out.21 – presente). Licenciado em Administração e Gestão de Empresas pela Católica Lisbon – Business School, pós-graduado em Controlo de Gestão e Performance e mestre em Contabilidade pelo ISCTE-IUL. É membro da Ordem dos Economistas, professor convidado na Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril, Vogal do Conselho Fiscal do IPDAL – Instituto para a Promoção da América Latina e Caraíbas e foi ainda Vice-Presidente da Casa da Madeira de Lisboa (2014 – 2016). Começou o seu percurso profissional em Março de 2010 num grupo hoteleiro, onde mantém funções de gestão na área de investimento e análise de projectos.

Tem exercido a sua atividade política em Lisboa, onde foi Vice-Presidente da antiga Secção F da JSD de Lisboa em Novembro 2010, Vogal (suplente) da Comissão Política Distrital de Lisboa AM entre 2012 e Junho 2014, Vogal (suplente) da Comissão Política Nacional da JSD (Dez. 2014 – Maio 2016), Vogal da Comissão Política Distrital de Lisboa AM (Jun. 2014 – Jun. 2016), Vogal da Comissão Política da Concelhia de Lisboa (Mar 2015 a Mar 2017), Diretor do Gabinete de Estudos da JSD Distrital de Lisboa AM (Jul. 2016 – Jun. 2018), Vogal da Comissão Política Nacional da JSD (Maio 2016 – Maio 2018) e ainda integrou a Comissão Política Nacional da JSD como Coordenador dos Conselheiros Nacionais do PSD (Maio 2018 – Jul. 2020). Foi Presidente da Mesa da JSD Distrital de Lisboa AM (2018-2020) e Secretário da Mesa da Assembleia do PSD Distrital de Lisboa AM (Nov. 2019 – Nov. 2020). Atualmente é Vogal do PSD Lisboa, Membro da Comissão de Auditoria Financeira do PSD Distrital de Lisboa e Conselheiro Nacional do PSD.


Ana Rita Gagean de Sousa Guerra Costenla

vogal secretária

CDS – Partido Popular (CDS-PP)

Pelouros

Secretariado da Junta

Gabinete Animal

Educação

Juventude

Saúde


Paulo Sérgio Doce de Moura

Vogal tesoureiro

Partido Social Democrata (PSD)

Pelouros

Finanças

Recursos Humanos

Desporto

Nota Curricular

Vogal da Junta de Freguesia de Alvalade (Out.21 – presente). Profissionalmente exerce funções na área financeira e da banca privada e foi Diretor do BNP Paribas Personal Finance onde esteve 17 anos.

Estudou Relações Internacionais – Económicas e Políticas e Direção Geral de Empresas no Programa Avançado de Gestão para Executivos na Universidade Católica Portuguesa.

Escreve artigos de opinião no Jornal Económico OJE, na Link To Leaders, na Revista Human, na PME Magazine, no Repórter Sombra, na Plataforma-Egov, no PSD Lisboa e na Rebbit Magazine. É membro do Board of Advisors da AIESEC Lisboa ISCTE.

Foi Presidente de Direção da AIESEC (Association Internationale des Étudiants en Sciences Économiques et Commercialles) na Universidade do Minho.

Tem exercido a sua atividade política em Lisboa, onde atualmente é Vogal da Comissão Política da Concelhia do PSD Lisboa desde julho 2020,  é Coordenador Distrital Economia, Trabalho e Inovação no Conselho Estratégico Nacional, é membro da Proteção Civil de Telheiras – Unidade Local de Proteção Civil e foi membro da Assembleia de Freguesia do Lumiar durante 8 anos.

Foi Presidente do Conselho Fiscal da Federação Portuguesa de Motonáutica e hoje é Presidente do Conselho Fiscal da Associação de Atletismo de Lisboa e Dirigente no Departamento de Basquetebol do Sporting Clube de Portugal, tendo exercido anteriormente funções similares no Departamento de Atletismo.


Hélder Fernando Simões dos Santos

vogal

CDS – Partido Popular (CDS-PP)

Pelouros

Sistemas de Informação

Segurança

Proteção Civil

Nota Curricular

Exerce funções na área das Tecnologias da Informação e Comunicação em geral e das comunicações críticas em particular, prestando consultoria ao Estado Português no âmbito do n.º de Emergência 112, da rede de Segurança Interna, e das restantes redes de Emergência e Segurança nacionais.

Exerce igualmente funções de formador no CINEL e na COFAC, em cursos tecnológicos de nível IV e V do quadro nacional de qualificações da Direção-Geral do Ensino Superior.

Foi anteriormente gestor de negócio na Motorola Solutions, gestor de conta na Cisco Systems e diretor de conta na Motorola Networks, depois de ser diretor técnico na HLC-Telecomunicações & Multimédia e gestor da rede de acesso na Maxitel.

Estudou Engenharia Eletrotécnica e de Computadores no Instituto Superior Técnico, onde completou a licenciatura em 1994 e o mestrado em 2012, e Finanças no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – Instituto Universitário de Lisboa, onde completou o 10.º Programa para Executivos em 2006.

Paralelamente estudou Alemão no Goethe-Institut, Francês no IPFEL, Espanhol no Instituto Espanhol de Línguas, e completou, com sucesso, uma miríade de certificações técnicas nas grandes multinacionais de Tecnologias da Informação e Comunicação como a Philips, Alcatel, Ericsson, Macrovoice, Nokia, Motorola e Cisco.

Tem exercido a sua atividade política em Alvalade, onde é membro da Unidade Local de Proteção Civil e onde já foi membro da Assembleia de Freguesia, e em Santiago do Cacém, onde é Vice-Presidente com o pelouro financeiro da Associação Santiago Global. Presta ainda voluntariado no trabalho com idosos na “Pedalar Sem Idade” e com crianças na “Conchinhas do Mar”.


Ana Paula Aragão Pires de Carvalho de Mira Coelho

vogal

Partido Social Democrata (PSD)

Pelouros

Direitos Sociais

Nota Curricular

Licenciada em Comunicação Social, da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa.

Entre 1999 e 2001 frequentou vários seminários e participou em diversas iniciativas ligadas à questão do envelhecimento, tendo sido várias vezes convidada como oradora em Congressos da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e no Congresso Mundial de Geriatria e Gerontologia, em 2005 , realizado no Rio de Janeiro.

Iniciou a actividade profissional como jornalista, em 1983, na RDP-Antena 1, no âmbito do estágio curricular do curso de Comunicação Social da FCSH, UNL. Após finalizar a Licenciatura é convidada a permanecer na Antena 1, após ficar em 1º lugar nas provas de admissão, realizadas em 1984.

Entre 1985 e 1988 leciona a cadeira de Jornalismo na Escola Secundária da Cidade Universitária. De 1988 a 1992 colabora com a Revista Exame e a Revista Tempo Livre do Inatel. Em 1990, a convite de Emídio Rangel, vai para a TSF, onde permanece até 1994, ano em que regressa à Antena 1. Como Jornalista de rádio, e nos primeiros anos de profissão, fez vários trabalhos de reportagem, em especial na área da Cultura.

Em Setembro de 1996 parte para Colónia, Alemanha, para integrar, como jornalista convidada, a redação de língua portuguesa da Rádio Voz da Alemanha – Deutsche Welle , onde permanece até 1998. De novo em Portugal, regressa à RDP – Antena 1.

Em 1999, assume o lugar de Assessora do Presidente da Comissão Executiva do Ano Internacional das Pessoas Idosas, ficando nesse lugar até Dezembro de 2001, como Assessora do Presidente do Conselho Nacional para a Política da 3ª Idade. Em Março de 2002 integra o Gabinete da Vereadora da Acção Social, da CML, como Assessora para as questões dos Idosos.

Em Novembro de 2005 entra para o gabinete da Cultura da CML, como Assessora para a área do Teatro. De 2010 a 2014 integra a equipa de Relações Públicas e Protocolo da Câmara Municipal de Cascais. Em 2014 regressa à RTP Antena 1, onde permanece até Agosto de 2014, data em que decide sair dos quadros da empresa.

Para além de Jornalista, atualmente é Produtora Executiva de uma Produtora de Espetáculos, de que sócia gerente.


Cristiana Lúcia Camilo Vieira

vogal

Partido Social Democrata (PSD)

Pelouros

Higiene Urbana

Nota Curricular

Vogal da Junta de Freguesia de Alvalade responsável pelo pelouro do Serviço de Higiene Urbana (Out.21 – presente).

Estudou Sociologia no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. Frequentou cursos médios de Fundamentos de Social Media e Marketing e Direito Autárquico.

Profissionalmente exerceu funções na área da Habitação Social e exerce funções na autarquia desde 2005. Câmara Municipal de Lisboa (2005-2007), Secretária do Vereador responsável pela Habitação Social, Ação Social, Educação e Criança; Junta de Freguesia de Benfica (2007-2008), responsável pela área da Cultura e Eventos; Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica (2008-2013), apoio ao Pelouro da Educação, Cultura e Terceira Idade, Realização de eventos e Realização de atividades culturais e lúdicas; Junta de Freguesia de Avenidas Novas (2013-2017) secretariado do Presidente e Apoio ao vogal do Espaço Público, Espaços Verdes e Higiene Urbana.

Percurso Político: Foi membro da JSD de Lisboa, foi membro dos TSD de Lisboa, Foi vogal da Comissão Política da Secção A do PSD de Lisboa, foi vogal da Comissão Política do Núcleo Central do PSD de Lisboa, Foi membro da bancada do PSD da Assembleia de Freguesia de Benfica, foi vogal da Concelhia do PSD de Lisboa e foi membro do Conselho Fiscal do Clube de Futebol Palmense.