Ambiente 20/10/2022

Famílias de Alvalade chamadas a responder a estudo sobre saúde e indicadores ambientais

O Instituto de Saúde Ambiental da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (ISAMB), em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa e com a Lisboa E-Nova, está a realizar um estudo sobre a associação entre indicadores ambientais, nomeadamente de poluição do ar, ruído e temperatura, e a saúde de famílias residentes em Lisboa.

Neste estudo participam apenas famílias que residem nas freguesias de Ajuda, Alcântara, Alvalade, Areeiro, Belém, Santa Maria Maior e Santo António.

A participação consiste na resposta a questionários, maioritariamente através da internet, que irão abordar diversos temas relacionados com a saúde, como: alimentação, atividade física, sono, tabagismo, conforto térmico em casa, estado de saúde, qualidade de vida, entre outros temas. De forma a facilitar o processo, os participantes têm a oportunidade de preencher os questionários de acordo com a sua disponibilidade. Algumas das pessoas que participem no estudo serão também selecionadas, de forma aleatória, para uma avaliação mais pormenorizada de indicadores de saúde, como tensão arterial, nível de glicose no sangue, peso e altura. O objetivo é construir um painel de famílias que permita saber mais sobre a saúde das pessoas que vivem em Lisboa.

Como forma de agradecer a colaboração dos participantes, será feito um sorteio anual de quatro agregados familiares participantes no estudo, para atribuição de uma verba de 250 euros, que poderá ser utilizada para melhorar as condições térmicas da casa (substituição de janelas, aquisição de aparelhos de ar condicionado, etc.).

Mais informações e inquérito disponíveis aqui.