Homenagem 09/03/2022

Maria João Quintela recebe Medalha de Honra da Freguesia

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, entregou na tarde desta terça-feira a Medalha de Honra da Freguesia de Alvalade a Maria João Quintela. A cerimónia teve lugar no Centro Cívico Edmundo Pedro, contou com a presença dos vogais Paulo Doce de Moura, Ana Rita Costenla, Paula de Carvalho e Cristiana Vieira e com um momento musical do quarteto de cordas 3 Actos – Associação Cultural.

O Dia Internacional da Mulher foi o escolhido para homenagear Maria João Quintela, tendo José Amaral Lopes destacado no seu discurso de abertura a pertinência desta data como forma de distinguir a atuação das mulheres da sociedade, não de discriminar. Recordamos que o autarca viu ainda aprovadas as suas propostas de atribuição de Medalha de Honra a Isabel Barroso Soares e de Mérito a Helena Presas, que por motivos pessoais não marcaram presença nesta cerimónia e receberão a distinção em momento oportuno.

Quanto a Maria João Quintela, natural de Alvalade, é licenciada em Medicina e mestre em Gerontologia, pela Universidade de Ciências Sociais e Políticas de Grenoble. Atualmente é Presidente da Associação Portuguesa de Psicogerontologia, Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Geriatria e Gerontologia e consultora da Direção Geral da Saúde, colaborando ainda com inúmeras entidades públicas.

Emocionada com a atribuição desta distinção, Maria João Quintela fez um breve discurso de agradecimento focado na sua vivência no Bairro de Alvalade e na comunidade local.

“É para mim uma enorme expressão de afeto da Junta de Freguesia de Alvalade por uma “freguesa” cujas raízes e recordações mais marcantes estão ligadas a este Bairro. Aqui estudei no Liceu Rainha D. Leonor e vi colocar a estátua de Santo António na Praça de Alvalade. Tenho saudades de tantos pequenos comerciantes que conheci e que me conheceram desde que nasci. Tenho saudades do antigo Cinema Alvalade, da então Pastelaria Nova-Lisboa, e dos tempos de catequese na Igreja de S. João de Brito, onde fiz a primeira comunhão”, realçou

A cerimónia terminou com um apontamento musical final do Quarteto 3 Actos – Associação Musical, que seguiu o seguinte alinhamento:

Quarteto em Sol maior, k. 156, de W. A. Mozart (Presto, Adagio, Tempo di Menuetto)

Salut D’amour de E. Elgar

Chanson de Matin de E. Elgar

Liebesleid de F. Kreisler

Sicilliene de Teresa Von Paradis

Por una cabeza de Carlos Gardel

O Regulamento da Medalha da Freguesia, as propostas de atribuição e biografias dos medalhados e a constituição do Conselho da Medalha encontram-se disponíveis para consulta aqui.