Cultura 03/12/2018

Alvalade homenageou José Cardoso Pires naquela que era a sua morada

A Junta de Freguesia de Alvalade associou-se à homenagem da Câmara de Lisboa a José Cardoso Pires, nos 20 anos da sua morte, e promoveu o descerramento de uma placa naquela que era a morada do escritor.

Nesta iniciativa participaram a viúva e a filha do homenageado, respetivamente Maria Edite Pereira e Rita Cardoso Pires, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, e a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto. Esta homenagem teve lugar no dia 1 de dezembro.

“Achamos que é da máxima importância marcar o espaço público com a memória dos que participaram na criação de algo coletivo”, deixando “uma marca no nosso território emocional”, sustentou José António Borges. Para o autarca, José Cardoso Pires foi “um dos mais ilustres fregueses” de Alvalade, pelo que esta homenagem “é da maior justiça”.

“Fico muito feliz por este acontecimento”, afirmou por sua vez a viúva do escritor, Maria Edite Pereira. “Vivi 50 anos neste andar e ficaram-me gratas memórias. Fiquei amiga dos proprietários e do Bairro de Alvalade”, confessou àqueles que assistiram ao descerramento da placa, no número 7 da Rua São João de Brito.

Já a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, falou numa “singela mas muito simbólica cerimónia” e manifestou o “enorme gosto” do município em associar-se a esta iniciativa da Junta de Freguesia.

Recorde-se que no passado mês de Maio, Alvalade promoveu a segunda edição da iniciativa Alvalade Capital da Leitura, que este ano deu especial enfoque à vida e obra de José Cardoso Pires. Nesse âmbito, foi inaugurado um mural de homenagem ao escritor, criado pelo artista português SKRAN junto ao Mercado de Alvalade, na Avenida Rio de Janeiro.