Homenagem 06/03/2023

Junta de freguesia de Alvalade atribuí medalhada de Mérito a Casa do Concelho de Tomar

A Casa do Concelho de Tomar completou 80 anos de existência no dia 4 de março. A Junta de Freguesia de Alvalade aproveitou a efeméride para atribuir a Medalha de Mérito pelos serviços de forte intervenção na comunidade e pela dinamização cultural na nossa Freguesia.

A Casa do Concelho de Tomar, fundada a 4 de março de 1943, tem por fim a defesa do sentido regionalista, dinamização e promoção das potencialidades do Concelho e do seu património, o convívio e a solidariedade social.

Inicialmente foi constituída por 200 sócios, dos quais 25% eram operários, pedreiros, carpinteiros e alguns simples serventes, que eram conhecedores de “como fazer”, sem grandes meios, que tudo arriscaram ao comprarem terrenos, construírem edifícios e colocarem no mercado para venda. Esses homens, na sua esmagadora maioria, eram oriundos da zona nordeste do Concelho de Tomar que vinham a pé até à grande cidade, com um saco às costas e a esperança de uma vida melhor.

Foram esses homens que estiveram na origem e que concretizaram o sonho de construir a sua própria Casa, a Casa do Concelho de Tomar.

Foi em 1968 através de uma cedência de terreno de um dos sócios na Rua Flores do Lima, na freguesia de Alvalade, que surgiu a oportunidade de erguerem a obra. O entusiasmo era muito, mas os recursos eram poucos, cada sócio contribuiu com o que tinha, algum dinheiro, materiais, o seu trabalho e lentamente conseguiram erguer o edifício.

Após 55 anos e 80 de atividade, a Casa do Concelho de Tomar tornou-se uma referência na atividade das Casas Regionais na cidade de Lisboa com uma oferta diversificada, desde atividades anuais, espaços concessionados, salão de jogos, aulas de danças de salão, matinés dançantes para seniores, realização de festas e passeios de carros antigos, que contribuem para a promoção e dinamização de atividades culturais na freguesia de Alvalade.