Proteção Civil 07/06/2017

Junta desenvolve Plano Local de Emergência de Alvalade

A Junta de Freguesia de Alvalade desenvolveu o Plano Local de Emergência para a freguesia, instrumento que pretende garantir a segurança e proteção, no âmbito de uma resposta eficaz perante uma situação de acidente grave ou catástrofe que ocorra no seu território. Este plano articula-se com o Plano Municipal de Emergência de Lisboa.

O Plano Local de Emergência assenta no pressuposto de que, em situações de catástrofe, as primeiras medidas de socorro são desenvolvidas pelas comunidades locais. Nesses casos, a direção e coordenação operacional das ações será assegurada pelo chamado Centro de Operações de Emergência (COE), o qual é dirigido pelo Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade e inclui os coordenadores dos grupos de Operações, Logística e Comunicações.

Nestes grupos, está prevista a integração de elementos da população que residam e/ou trabalhem em Alvalade, bem como entidades da freguesia, de acordo com as suas caraterísticas e conhecimentos. Os grupos darão apoio à população no âmbito da distribuição de alimentos e bens de primeira necessidade, prestarão a informação necessária no território da freguesia e promoverão a segurança de pessoas e bens, sempre sob direção do COE.

Caso queira envolver-se neste projeto como voluntário, essa vontade deve ser manifestada à autarquia através do preenchimento do formulário aqui disponibilizado: Formulário de inscrição de voluntários.

Esse formulário deve ser depois enviado para o endereço geral@jf-alvalade.pt, ou entregue nos locais de atendimento da Junta de Freguesia. Para ser candidato a voluntário é necessário ter mais do que 18 anos, residir ou trabalhar em Alvalade, ser cidadão português com morada permanente ou cidadão estrangeiro, com situações regularizada e morada permanente.

Com vista à implementação do Plano Local de Emergência, serão promovidas formações ministradas pela Proteção Civil Municipal, que incluem formação com exercícios, após as quais serão efetuados simulacros. No âmbito deste instrumento, foram também definidos os pontos da freguesia em que deve concentrar-se a população, em situação de emergência.

Consulte aqui o Plano Local de Emergência.