Proteção Civil 11/07/2022

Parque José Gomes Ferreira alvo de medidas de caráter excecional

Considerando as previsões meteorológicas para os próximos dias, aponta-se para um agravamento gradual da severidade em matéria de risco para a saúde e de perigo de incêndio rural, tendo o território nacional entrado esta segunda-feira em situação de contingência, que se prolonga até às 23H59 do dia 15 de julho, sexta-feira. Esta Declaração resulta da elevação do Estado de Alerta Especial da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), em função do agravamento das previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), com grande parte do território continental nos níveis Elevado, Muito Elevado e Máximo de risco de incêndio.

Indo ao encontro das medidas de carácter excecional adotadas pelo Governo, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa ordenou o cancelamento de todos os eventos (de organização pública ou privada) no Parque José Gomes Ferreira e ainda o encerramento de todos os equipamentos lúdicos e fitness deste espaço. Alertamos ainda para o facto de as medidas de carácter excecional anunciadas pelo Governo frisarem a proibição de acesso, circulação e permanência nos espaços florestais.

O programa Alvalade em Férias foi também, desde esta segunda-feira, adaptado a esta situação extraordinária, estando os 168 participantes distribuídos pelos equipamentos da Junta de Freguesia de Alvalade com melhores condições para fazer face à subida das temperaturas: Espaço Briosos Alvalade, Mercado de Alvalade, Biblioteca Manoel Chaves Caminha e Centro Cívico Edmundo Pedro.

Em comunicado, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa reforça ainda a importância de os cidadãos se manterem atualizados sobre a evolução da situação, de forma a adotarem comportamentos preventivos adequados, e recomenda:

–         Evite atividades que obriguem a esforço físico (desporto e lazer no exterior);

–         Mantenha os edifícios, habitações e outros espaços fechados arejados;

–         Se viajar de carro, escolha as horas de menor calor.

–         Atenção redobrada aos grupos mais vulneráveis, idosos, crianças, doentes crónicos, sem-abrigo, pessoas que desenvolvem a sua atividade no exterior;

–         Os doentes crónicos devem seguir as indicações do médico assistente;

–         Assegure que as crianças se hidratem e as que têm menos de 6 meses não devem ser sujeitos à exposição solar quer direta quer indireta;

–         Não permita que pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;

–         Se transportar animais dê-lhes água;

–         Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00). Utilize protetor solar;

–         Procure ambientes frescos, arejados ou climatizados;

–         Mantenha-se hidratado (beba água, mesmo se não tiver sede, sumos de fruta naturais sem açúcar e evite o consumo de bebidas alcoólicas);

–         Utilize roupa larga, opaca, chapéu e óculos de sol;

–         Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede. Ofereça-lhes água e esteja atento;

–         Mantenha-se em contacto e atento a outros.

Informação sempre atualizada em: