Cultura 06/03/2023

Comemoração do dia Internacional da Mulher com a Junta de Freguesia de Alvalade

Celebre o dia Internacional da Mulher e participe na homenagem a três referências da nossa Cultura e Ciência, Lídia Jorge, Maria Emília Monteiro, e Maria Arnalda de Ponte, que irão receber neste dia a Medalha de Honra da Freguesia de Alvalade. Este evento terá um momento musical proporcionado pela Associação 3Actos. Entrada Livre – Centro Cívico Edmundo Pedro – dia 8 de março, pelas 21h.

Lídia Jorge: Nasceu no Algarve, em Boliqueime, a 18 de junho de 1946 e é considerada um dos nomes mais destacados da literatura portuguesa das últimas décadas, em especial pela sua produção ficcional.

Maria Arnalda de Ponte: Nasceu no Porto, a 4 de março de 1942. Licenciou-se em Ciências Fisico-Químicas em 1965 e, no mesmo ano, ingressou no Instituto Português de Oncologia Francisco Gentil, como Físico Hospitalar no então Serviço de Radioterapia. Frequentou vários cursos no País e estrangeiro, entre eles o da Faculté de Médicine de l´Université de Paris XI o qual, após respetivo exame, lhe foi conferido o grau de Radiophysicien Médicale.

Maria Emília Monteiro: Nasceu em Guimarães, em 1959, onde residiu até completar o ensino secundário. Licenciou-se em Medicina da Universidade de Navarra com Sobressaliente cum laude em 1982. Desde o terceiro ano da faculdade que começou a trabalhar em investigação e doutorou-se em Fisiologia humana na mesma Universidade, em 1984, com um trabalho sobre o efeito dos opiáceos no reflexo da tosse.

A associação 3Actos propõe para este evento uma apresentação musical variada com piano solo, duetos, trio e quarteto de cordas.

Programa:

Quarteto em Mi bemol maior – Fanny Mendelssohn ( 1805 – 1847 )

Adagio ma non troppo

Romanze

Trio em Sol menor – Clara Schumann ( 1819 – 1896 )

Andante

Sicilienne para violoncelo e piano – Maria Theresia Von Paradis ( 1759 – 1824 )

Nocturno para violino e piano – Lili Boulanger (1893 – 1918 )

Peça para violoncelo e piano – Nadia Boulanger ( 1887 – 1979 )