Desporto 27/02/2022

Marta Oliveira e Maria Inês Giraldes já partiram rumo ao Campeonato do Mundo de Ginástica!

A Junta de Freguesia de Alvalade, tal como havia anunciado anteriormente, aprovou em reunião de executivo o apoio financeiro à deslocação de duas atletas alvaladenses ao Campeonato do Mundo de Ginástica Acrobática, em representação da Seleção Nacional. Marta Oliveira, de 17 anos, e Maria Inês Giraldes, de 13 anos, partiram este domingo rumo a Baku, capital da República do Azerbeijão, onde competem, entre 3 e 6 de março, no escalão 12-18 anos da Competição Mundial por Grupos de Idades – Acrobatic Gymnastics World Age Group Competitions.

Em trios diferentes, mas unidas pela suas raízes alvaladenses, ambas juntaram-se no Aeroporto Humberto Delgado antes da partida para nos revelarem quais as sensações. Confiantes, acima de tudo, e felizes pela oportunidade de subirem ao maior palco da modalidade, confessaram-nos que há cerca de três semanas que vivem apenas para os treinos de preparação para esta competição. Marta Oliveira, mais experiente nestas andanças, parte com um palmarés brilhante e os olhos postos numa medalha. Maria Inês Giraldes parte ansiosa pela sua primeira participação a este nível e com uns pais orgulhosos do trabalho e do caminho percorrido até aqui.

“Vão as duas trazer uma medalha ao peito!”, afirma a mãe da Maria Inês antes da partida.

Recordamos que a deslocação de atletas deste escalão às competições internacionais não é comparticipada pela Federação Portuguesa de Ginástica, pelo que resta às famílias dos atletas suportarem a totalidade dos custos ou solicitarem apoios. Para esta deslocação, só em viagens, alojamento, inscrições, alimentação e testes Covid necessários para a atleta ter acesso à competição, a família terá de despender cerca de 2 000 €. Isto, sem contar com os equipamentos da Seleção Nacional, que cada uma das atletas tem de adquirir a título individual e que no caso são 3 maillots de competição, um para cada exercício, e que têm o valor de 350€ cada.

Neste sentido e no seguimento do Plano de Atividades para o Desporto da Junta de Freguesia de Alvalade para 2022 e das Grandes Opções do Plano, que preveem o apoio a atletas de alta competição para a participação em competições internacionais, foi alocada a verba de 1 500 € para que a jovem alvaladense, represente o nosso país.

Vamos acompanhar a deslocação das nossas atletas alvaladenses a Baku, na República do Azerbaijão! As atletas partem este domingo, dia 27 de fevereiro, e regressam no dia 7 de março, com chegada a Lisboa para o dia 8 de março. Boa sorte, ficamos a torcer!