Desporto 25/02/2022

Freguesia de Alvalade bem representada na Seleção Nacional presente no Mundial de Ginástica Acrobática, em Baku!

Foi aprovada esta quinta-feira, em Reunião de Executivo da Junta de Freguesia de Alvalade, a proposta de apoio financeiro à atleta e freguesa de Alvalade, Marta Oliveira, de 17 anos, para a deslocação ao Campeonato do Mundo. A Marta vai representar Portugal no escalão 12-18 anos da Competição Mundial por Grupos de Idades – Acrobatic Gymnastics World Age Group Competitions, à semelhança da atleta Maria Inês Giraldes, que conta igualmente com o apoio da Junta de Freguesia de Alvalade para esta competição.

Marta Oliveira compete há 10 anos e leva consigo um palmarés brilhante. A primeira participação num Campeonato do Mundo foi em 2016, na China, quando tinha apenas 11 anos. A partir daí passou pelos campeonatos europeus de 2017 e 2019 e pelos campeonatos do mundo de 2018 e 2021. Nesta mais recente internacionalização a Marta acabou por trazer ao peito a medalha de prata, que alcançou com a 2.ª posição no exercício de equilíbrio e combinado e a 1.ª posição no exercício de dinâmico.

Pelo caminho deixa o esforço diário que dedica às inúmeras horas de treino, que partilha com um percurso escolar incólume ao frequentar o 12.º ano com aproveitamento digno de elogios para quem compete a este nível. Só em 2022, e realçando o facto de estarmos no mês de fevereiro, Marta Oliveira alcançou o primeiro lugar nos dois apuramentos para o Campeonato do Mundo e ainda na Taça de Portugal e no Campeonato Distrital.

Recordamos que a deslocação de atletas deste escalão às competições internacionais não é comparticipada pela Federação Portuguesa de Ginástica, pelo que resta às famílias dos atletas suportarem a totalidade dos custos ou solicitarem apoios. Para esta deslocação, só em viagens, alojamento, inscrições, alimentação e testes Covid necessários para a atleta ter acesso à competição, a família terá de despender cerca de 2 000 €. Isto, sem contar com os equipamentos da Seleção Nacional, que cada uma das atletas tem de adquirir a título individual e que no caso são 3 maillots de competição, um para cada exercício, e que têm o valor de 350€ cada.

Neste sentido e no seguimento do Plano de Atividades para o Desporto da Junta de Freguesia de Alvalade para 2022 e das Grandes Opções do Plano, que preveem o apoio a atletas de alta competição para a participação em competições internacionais, foi alocada a verba de 1 500 € para que a jovem alvaladense, represente o nosso país.

Vamos acompanhar a deslocação das nossas atletas alvaladenses a Baku, na República do Azerbaijão! As atletas partem este domingo, dia 27 de fevereiro, e regressam no dia 7 de março. A competição realiza-se de 3 a 6 de março. Boa sorte, ficamos a torcer!