Desporto 11/02/2022

Maria Inês Giraldes sobe ao tapete entre os dias 3 e 6 de março

Foi aprovada ontem, em Reunião de Executivo da Junta de Freguesia de Alvalade, a proposta de apoio financeiro à atleta Maria Inês Giraldes, de 13 anos, que foi recentemente apurada para representar Portugal no escalão 12-18 anos da Competição Mundial por Grupos de Idades – Acrobatic Gymnastics World Age Group Competitions, que terá lugar em Baku. A jovem atleta da Classe de Ginástica Acrobática Elite do Sporting Clube de Portugal vai vestir pela primeira vez as cores da Seleção Nacional e sobe ao tapete na capital do Azerbeijão, entre os dias 3 e 6 de março.

A deslocação de atletas deste escalão não é comparticipada pela Federação Portuguesa de Ginástica, pelo que resta às famílias dos atletas suportarem a totalidade dos custos ou solicitarem apoios. E foi precisamente isso que aconteceu, com os pais da Maria Inês Giraldes a endereçarem à Junta de Freguesia de Alvalade um pedido de apoio para deslocação, alojamento, inscrições, alimentação e testes Covid necessários para a atleta ter acesso à competição, num valor total a rondar os 2 000 €. Neste sentido e no seguimento do Plano de Atividades para o Desporto da Junta de Freguesia de Alvalade para 2022, que prevê o apoio a atletas de alta competição para a participação em competições internacionais, foi alocada a verba de 1 500 € para que a jovem alvaladense, represente o nosso país.

Maria Inês Giraldes compõe o trio de irmãos atletas desta família de Alvalade, que se completa com a irmã gémea, também ela atleta do Sporting Clube de Portugal, e pelo seu irmão mais novo, atleta das modalidades de judo e ténis na Fundação Inatel. Além de fazer parte de uma família que usufrui da nossa freguesia em toda a sua plenitude, Maria Inês Giraldes é ainda uma aluna dedicada, que frequenta o 8.º ano de escolaridade na Escola Secundária Rainha Dona Leonor, onde integra o quadro de honra. A sua dedicação aos estudos e ao desporto – com uma elevada carga semanal de treinos de cerca de 5 horas – levou-a ao sucesso precoce.

Vamos acompanhar a sua deslocação a Baku. Votos de sucesso!