Cultura 02/06/2021

Inauguração de mural de homenagem a Eduardo Pitta

A Junta de Freguesia de Alvalade homenageou na tarde de ontem o poeta, ficcionista, ensaísta, crítico e freguês de Alvalade, Eduardo Pitta com a pintura de um mural de 65 metros, no âmbito da iniciativa Alvalade Capital da Leitura.

O mural, da autoria da artista Vanessa Teodoro, foi inspirado no primeiro poema da obra “Amuletos” do autor, “A vida é uma ferida?/ O coração lateja?/ O sangue é uma parede cega?/ E se tudo, de repente?” que pode ser visto na Rua Flores de Lima.

Vanessa Teodoro, artista visual sul-africana-portuguesa que nos últimos 10 anos se dedicou exclusivamente à ilustração e artes plásticas, explicou a utilização de alguns elementos na obra, a cor vermelha nas letras 3D que simboliza o sangue na parede cega, grafismos que transmitem movimento e os traços dos padrões africanos, pintados a preto de uma forma mais irregular para transmitirem a ideia de traços “desfeitos” como se estivessem feridos e como forma de deixar um pouco da sua história no seu trabalho.

A artista acrescentou, ainda, “No geral foi uma experiência muito gratificante, porque até à data nunca tinha feito uma peça inteira tão grande. Foi muito interessante, ver a reação das pessoas que passavam, dos vizinhos, o “Boa tarde!”, fiquei fã de Alvalade!” .

Já Eduardo Pitta revelou “Gosto muito do mural! Não conhecia a Vanessa, mas quando foi proposto eu tratei de pesquisar, ver quem era e descobri uma coisa curiosa. A Vanessa nasceu na Cidade do Cabo, o que significa que é minha vizinha de nascimento. Eu nasci em Lourenço Marques, cidade que agora se chama Maputo, foram os desígnios. Isso tem piada, tem piada porque ninguém pensou nisso. Foi uma coincidência feliz!” sobre o mural acrescentou, ainda, “Fico muito satisfeito que a Vanessa tenha entendido bem a linguagem acerca do poema!”.

Para o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade esta obra cumpre uma função simbólica. “Os nomes maiores da literatura portuguesa e da história da literatura portuguesa, têm que ter o merecido destaque, a que o reconhecimento público nos obriga”, defendeu na ocasião José António Borges.

Conheça aqui a restante programação da 5.ª Edição da iniciativa Alvalade Capital da Leitura.