Alvalade é Capital da Leitura de 31 de maio a 5 de junho

A 5.ª edição de Alvalade Capital da Leitura realiza-se entre os dias 31 de maio e 5 de junho. Tratando-se de um evento centrado num autor com ligação ao Bairro de Alvalade, a Junta de Freguesia destaca, este ano, o poeta, ficcionista, ensaísta e crítico Eduardo Pitta.

Com curadoria de Carlos Vaz Marques, o ciclo de homenagem estende-se por seis dias. Abre com um colóquio sobre poesia, a realizar na Biblioteca Nacional de Portugal, seguindo-se a inauguração de um mural público, dois debates temáticos, uma sessão memorialística, uma noite de música e poesia e, por último mas não em último, o lançamento de um novo livro de Eduardo Pitta.

A programação assenta em quatro temas centrais à obra do homenageado: poesia, crítica literária, literatura LGBT e memórias do período colonial.

Além da Biblioteca Nacional de Portugal, o Alvalade Capital da Leitura vai passar por outros locais de referência na vida cultural da Freguesia, como a Galeria 111, o Museu de Lisboa –  Palácio Pimenta, o Caleidoscópio e o Museu Bordalo Pinheiro. O Mercado de Alvalade acolherá uma das sessões.

Toda a programação será transmitida em live streaming na página oficial de Facebook da Junta de Freguesia de Alvalade e disponibilizada aqui. A participação presencial em cada um dos momentos deve ser alvo de inscrição prévia através do email cultura@jf-alvalade.pt.

Segunda-feira, 31 de maio | 14:30 | Colóquio sobre poesia, na Biblioteca Nacional de Portugal, com Eduardo Pitta, António Carlos Cortez, Fernando Pinto do Amaral, Helga Moreira, Joana Matos Frias e Nuno Júdice.

Terça-feira, 1 de junho | 17:00 | Inauguração de mural público, na Rua Flores do Lima. Poema de Eduardo Pitta, mural de Vanessa Teodoro.

| 21:30 | Debate sobre crítica literária, no Mercado de Alvalade, com Eduardo Pitta, Helena Vasconcelos, Isabel Lucas, Manuel Frias Martins e Pedro Mexia. Moderação de Carlos Vaz Marques.

Quarta-feira, 2 de junho | 21:30 | Memórias coloniais, na Galeria 111, com Eduardo Pitta, Eugénio Lisboa, Isabela Figueiredo e José Gil. Moderação de Maria João Seixas.

Quinta-feira, 3 de junho | 21:00 | Exibição, no auditório do Caleidoscópio, do filme «The Untold Tales of Amistead Maupin», de Jennifer M. Kroot, seguido de debate sobre literatura LGBT, com Eduardo Pitta, Ana Luísa Amaral e Marinela Freitas. Moderação de Miguel Vale de Almeida.

Sexta-feira, 4 de junho | 21:30 | Noite de poesia e música, nos jardins do Museu de Lisboa – Palácio Pimenta. Leitura, pela atriz Maria João Luís e pelo ator Manuel Wiborg, de poemas de Alberto de Lacerda, Fiama Hasse Pais Brandão, Herberto Helder, Jorge de Sena, Luiza Neto Jorge, Mário Cesariny, Reinaldo Ferreira, Rui Knopfli, Sophia de Mello Breyner Andresen e Eduardo Pitta.

Sábado, 5 de junho | 18:00 | Lançamento, no Museu Bordalo Pinheiro, de «Devastação», novo livro de contos de Eduardo Pitta, editado pela Dom Quixote. Teresa Sousa de Almeida apresenta e o ator Luís Lucas lerá um conto.