Cultura 27/03/2024

Atriz Catarina Avelar recebe Medalha de Honra da Junta de Freguesia de Alvalade

No dia 27 de março, celebrou-se o Dia Mundial do Teatro, uma efeméride que destaca a relevância da arte dramática nas nossas vidas. Nesta data significativa, tivemos o privilégio de reconhecer publicamente uma das personalidades mais emblemáticas do teatro português: Catarina Avelar. Na cerimónia de atribuição da medalha, estiveram presentes familiares e amigos da atriz, assim como Laurentina Pereira, Diretora Municipal de Cultura. O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, foi quem teve a honra de entregar a medalha de honra.

Maria Gertrudes de Oliveira Amaro, conhecida no meio artístico como Catarina Avelar, é uma atriz que consagrou a sua vida ao teatro, cinema e televisão, enriquecendo a cultura portuguesa com as suas interpretações e o seu compromisso firme com a arte.

Nascida em Lisboa a 9 de janeiro de 1939, Catarina Avelar transporta consigo uma história notável, entrelaçada com os palcos desde muito jovem. A sua trajetória no mundo das artes iniciou-se no Conservatório Nacional, onde adquiriu uma formação robusta que a capacitou para os desafios de uma carreira no entretenimento.

Embora tenha pisado palcos por todo o país, foi em Alvalade que Catarina encontrou um verdadeiro lar. Durante uma década, viveu e partilhou momentos com a comunidade local, integrando-se no tecido social daquela zona. A sua presença enalteceu os palcos e contribuiu para enriquecer o quotidiano de Alvalade.