Cultura 10/05/2021

Inauguração de mural de homenagem a Carlos do Carmo conta com presença da família do fadista

Foi inaugurado no passado sábado o mural de homenagem a Carlos do Carmo, intitulado “Lisboa Menina e Moça”, da autoria do artista Mário Belém. O momento contou com a presença de familiares, entre eles Maria Judite, mulher de Carlos do Carmo, e ainda filhos e netas.

O descerrar da placa foi feito a quatro, com o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, a convidar os filhos de Carlos do Carmo, Cila do Carmo e Gil do Carmo, a juntarem-se a ele e ao presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina. O mural pintado por Mário Belém na fachada da Biblioteca Manoel Chaves Caminha foi inspirado na canção da cidade de Lisboa, título atribuído ao fado “Lisboa Menina e Moça”, pelo presidente da Câmara Municipal, logo após o desaparecimento de Carlos do Carmo.

O autor da obra de arte, Mário Belém, que trabalhou vários anos como ilustrador e designer, é já um reconhecido autor de murais e quis fugir ao óbvio nesta obra, deixando de lado a “varina”, substituindo-a por uma menina e moça sentada numa pilha de livros. Este elemento de street art completa assim a fachada deste equipamento cultural de Alvalade, que está agora coberto de símbolos da cidade, entre os quais se destacam pormenores como um vinil de Carlos do Carmo, um manjerico, elétricos, um corvo, um Santo António e outras referências a monumentos como a Torre de Belém.

A obra demorou seis dias a ser executada, com Mário Belém a recorrer a 32 litros de tintas de várias cores. Este é o 17.º mural da Rota de Arte Urbana da Junta de Freguesia de Alvalade, que tem executado este tipo de obras um pouco por todo o território.

O momento da inauguração terminou com discursos emocionados das netas do fadista, que tem agora na Avenida Rio de Janeiro, n.º 30-A, uma homenagem que o eterniza na freguesia onde viveu nos últimos 50 anos. Este fim-de-semana, Carlos do Carmo foi recordado ainda com dois momentos musicais, no Mercado de Alvalade, que foram transmitidos em direto na página de Facebook da Junta de Freguesia de Alvalade, e contaram com a presença dos artistas Marco Rodrigues, Gil do Carmo, Rodrigo Costa Félix e Filipa Vieira.