COVID-19 | Medidas de contenção, de apoio e projetos

MEDIDAS DE CONTENÇÃO

A Junta de Freguesia reavaliou o seu Plano de Contingência no dia 31 de maio, prorrogando algumas das medidas anteriormente anunciadas e adotando novas medidas, que se mantêm em vigor até ao dia 13 de junho, altura em que serão alvo de reavaliação. Destacam-se os seguintes pontos:

  • Horário de abertura dos Mercados de Alvalade às 7.30h;
  • Horário de encerramento dos Mercados de Alvalade às 14h;
  • Manter o encerramento do parque infantil e zona de estadia do Mercado de Alvalade;
  • Manter o encerramento das entradas no Mercado Jardim, sendo o atendimento efetuado a uma pessoa de cada vez;
  • Permitir o acesso ao Mercado de Alvalade por uma porta da Avenida Rio de Janeiro e por uma porta da Rua José Duro;
  • Manter em funcionamento os parques infantis, os parques de fitness e o parque de jogos das Murtas;
  • Permitir a utilização de bebedouros, bancos de jardim e demais mobiliário urbano;
  • Permitir a utilização do Espaço José Gomes Ferreira no apoio a atividades da Junta de Freguesia, bem como por entidades com protocolo com a Junta de Freguesia, que sejam realizadas no parque contíguo ao mesmo, desde que observadas as orientações da DGS e a autorização do Presidente da Junta de Freguesia;
  • Permitir a utilização do Polo Teixeira de Pascoais pelo Coro Lisboa Cantat e o Atelier de Pintura, desde que com plano de contingência definido nos termos das orientações da DGS, e sem inclusão de pessoas dos grupos de risco;
  • Manter o encerramento do Polo de Atendimento dos Serviços Centrais, sendo o atendimento prestado por via telefónica e online, com exceção do Polo do edifício da Biblioteca Manoel Chaves Caminha e do Polo da Azinhaga dos Barros, onde será feito o atendimento presencial ao público, apenas com marcação prévia;
  • Permitir a utilização do Pavilhão Municipal de Alvalade para atividades organizadas pela Junta de Freguesia, treinos do Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada, em conformidade com as regras da Federação, pela CEFAD, bem como por entidades com protocolo, observadas as orientações da DGS e a autorização do Presidente da Junta de Freguesia;
  • Manter a suspensão das visitas domiciliárias, no âmbito da ação social, com exceção de situações urgentes;
  • Manter a suspensão das reuniões presenciais da Comissão Social de Freguesia e grupos que dela emanam;
  • Manter a realização de atividades do Espaço Briosos Alvalade, ainda que de forma mitigada, privilegiando as realizadas ao ar livre e online, em estrito cumprimento de plano de contingência adequado e em conformidade com as normas legais e indicações da DGS;
  • Manter encerrada a Biblioteca Manoel Chaves Caminha, assegurando o serviço de empréstimo de livros em vigor, com exceção das aulas de xadrez organizadas pelo Serviço de Educação e Desporto, em estrito cumprimento de plano de contingência que respeite as indicações da DGS;

DESPACHOS

O despacho em vigor até ao dia 13 de junho, pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de maio pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 16 de maio pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 15 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 5 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 31 de março pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 16 de março pode ser consultado aqui. Autorização para utilização do Pavilhão Municipal de Alvalade por parte do CDUL pode ser consultada aqui.

O despacho em vigor até ao dia 1 de março pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 14 de fevereiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 15 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 7 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 23 de dezembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 8 de dezembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 23 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 19 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até 3 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho datado de 15 de outubro e em vigor até ao dia 31, pode ser consultado aqui.

O despacho datado de 31 de maio, em vigor até ao dia 13 de junho, pode ser consultado aqui.


OUTRAS MEDIDAS E PROJETOS

  • Fundo Social de Emergência – Covid-19

A Câmara Municipal de Lisboa adaptou o Fundo de Emergência Social à situação provocada pela Covid-19. Este mecanismo de apoio social visa estabelecer medidas transitórias de apoio financeiro a situações de comprovada carência económica.

O FES-Covid 19 tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio às famílias, no sentido de dar cobertura às despesas inadiáveis e consideradas básicas, tais como: bens de 1ª necessidade, pagamento de água, eletricidade, gás, rendas habitacionais, medicamentos, deslocação a uma consulta médica ou outros.

 

  • Fundo Social da Freguesia

Neste âmbito, também a Junta de Freguesia de Alvalade reforçou o Fundo Social de Freguesia, um apoio pontual a agregados familiares com carência económica, para apoio a despesas relativas à renda de habitação, tarifas da água e da luz e apoio financeiro à medicação.

Os Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Alvalade são os responsáveis pela gestão de todos os processos e encaminhamento de situações de emergência social e estão disponíveis através dos seguintes contactos:

218 428 370 | 211 369 925 | atendimento.social.proximidade@jf-alvalade.pt.

 

Na sequência do agravamento das condições de contágio da COVID 19, e do impacto económico e social das novas medidas de restrição de circulação, a Câmara Municipal de Lisboa criou um plano de apoio às empresas, emprego, famílias e associações da cidade. Das medidas consta um fundo de apoio (a fundo perdido) ao comércio e restauração da cidade.

 

O Transporte Solidário da Freguesia de Alvalade é um serviço gratuito, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, económica ou social, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde, serviços sociais, serviços de finanças e outras atividades específicas – por exemplo, de convívio – devidamente justificadas e fundamentadas.

 

Face à corrente pandemia de Covid-19, o comércio de Alvalade procura dar resposta à procura por produtos, adaptando-se, simultaneamente, às medidas em vigor e às necessidades da população. Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade disponibiliza uma lista de estabelecimentos e comerciantes que disponibilizam serviço de entrega ao domicílio.

 

A Junta de Freguesia de Alvalade colocou no terreno múltiplas respostas sociais para combater o impacto da pandemia provocada pela Covid-19. Nesse âmbito, e tendo em conta a multiplicidade de tarefas, a autarquia criou uma bolsa de voluntariado, que lhe permite vir a responder a eventuais necessidades urgentes, tais como o apoio na distribuição de refeições a famílias referenciadas, idosos em isolamento ou famílias em situação de isolamento profilático, bem como outras que possam surgir.


PLANOS DE CONTINGÊNCIA DE EQUIPAMENTOS E ATIVIDADES

Plano de Contingência do Centro Cívico Edmundo Pedro

Plano de Contingência – Fado é no Mercado!

Plano de Contingência – Alvalade Capital da Leitura