COVID-19 | Medidas de contenção, de apoio e projetos

MEDIDAS DE CONTENÇÃO

A Junta de Freguesia reavaliou o seu Plano de Contingência no dia 3 de setembro, prorrogando algumas das medidas anteriormente anunciadas e adotando novas medidas, que se mantêm em vigor até ao dia 30 de setembro. As medidas deste plano que se aplicam aos Mercados de Alvalade foram reavaliadas no dia 23 de agosto. Destacam-se os seguintes pontos:

  • Horário de abertura dos Mercados de Alvalade às 7.30h;
  • Horário de encerramento dos Mercados de Alvalade às 14h;
  • Manter o encerramento do parque infantil e zona de estadia do Mercado de Alvalade;
  • Manter a obrigatoriedade de uso de máscara por parte dos comerciantes;
  • Limitar a permanência no interior do Mercado Jardim a um cliente por banca, com obrigatoriedade de uso de máscara;
  • Limitar máximo de permanência no interior do Mercado de Alvalade a 276 clientes, com obrigatoriedade de uso de máscara;
  • Permitir a utilização do Espaço José Gomes Ferreira no apoio a atividades da Junta de Freguesia, bem como por entidades com protocolo com a Junta de Freguesia, que sejam realizadas no parque contíguo ao mesmo, desde que observadas as orientações da DGS e a autorização do Presidente da Junta de Freguesia;
  • Permitir a utilização do Polo Teixeira de Pascoais pelo Coro Lisboa Cantat e o Atelier de Pintura, desde que com plano de contingência definido nos termos das orientações da DGS, e sem inclusão de pessoas dos grupos de risco;
  • Manter o encerramento do Polo de Atendimento dos Serviços Centrais, sendo o atendimento prestado por via telefónica e online, com exceção do Polo do edifício da Biblioteca Manoel Chaves Caminha e do Polo da Azinhaga dos Barros, onde será feito o atendimento presencial ao público, sem necessidade de marcação prévia;
  • Permitir a utilização do Pavilhão Municipal de Alvalade para atividades organizadas pela Junta de Freguesia, treinos do Grupo Desportivo e Cultural Fonsecas e Calçada, em conformidade com as regras da Federação, pela CEFAD, bem como por entidades com protocolo, observadas as orientações da DGS e a autorização do Presidente da Junta de Freguesia;
  • Manter a realização de atividades do Espaço Briosos Alvalade, privilegiando as realizadas ao ar livre e online, em estrito cumprimento de plano de contingência adequado e em conformidade com as normas legais e indicações da DGS;
  • Permitir as atividades do Centro Cívico Edmundo Pedro com res-peitantes a:
    a) Atividades organizadas pelas associações com sede na Fregue-sia de Alvalade, com plano de contingência definido, excluindo a participação de pessoas pertencentes a grupos de risco;
    b) Tarefas administrativas essenciais à vida das organizações se-deadas no Centro Cívico;
    c) Tarefas administrativas essenciais à vida das organizações se-deadas na Freguesia de Alvalade;
    d) Exposições no espaço da galeria, com plano de contingência definido;
    e) Organização sessões de cinema pelo Alvalade Cineclube, com plano de contingência definido;
    f) Eventos relacionados com o exercício de direitos políticos, com plano de contingência definido;
    g) Atividades organizadas pela Junta de Freguesia, com plano de contingência definido;
  • Manter encerrada a Biblioteca Manoel Chaves Caminha, assegurando o serviço de empréstimo de livros em vigor, com exceção das aulas de xadrez organizadas pelo Serviço de Educação e Desporto, em estrito cumprimento de plano de contingência que respeite as indicações da DGS;
  • Permitir a utilização dos campos de jogos da Av. Estados Unidos América, da Rua D. Pedro Cristo e o Polidesportivo da Teixeira de Pascoais, em estrito cumprimento do plano de contingência e em conformidade com as normas legais e indicações da Direção Geral de Saúde.

DESPACHOS

O despacho em vigor até ao dia 30 de setembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 31 de agosto pode ser consultado aqui. Revisão das medidas aplicadas ao Mercado de Alvalade pode ser consultada aqui.

O despacho em vigor até ao dia 31 de julho pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 11 de junho pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 13 de junho, pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de maio pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 16 de maio pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 15 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 5 de abril pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 31 de março pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 16 de março pode ser consultado aqui. Autorização para utilização do Pavilhão Municipal de Alvalade por parte do CDUL pode ser consultada aqui.

O despacho em vigor até ao dia 1 de março pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 14 de fevereiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 30 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 15 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 7 de janeiro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 23 de dezembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 8 de dezembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 23 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 19 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até 3 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho datado de 15 de outubro e em vigor até ao dia 31, pode ser consultado aqui.

O despacho datado de 31 de maio, em vigor até ao dia 13 de junho, pode ser consultado aqui.


OUTRAS MEDIDAS E PROJETOS

  • Fundo Social de Emergência – Covid-19

A Câmara Municipal de Lisboa adaptou o Fundo de Emergência Social à situação provocada pela Covid-19. Este mecanismo de apoio social visa estabelecer medidas transitórias de apoio financeiro a situações de comprovada carência económica.

O FES-Covid 19 tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio às famílias, no sentido de dar cobertura às despesas inadiáveis e consideradas básicas, tais como: bens de 1ª necessidade, pagamento de água, eletricidade, gás, rendas habitacionais, medicamentos, deslocação a uma consulta médica ou outros.

 

  • Fundo Social da Freguesia

Neste âmbito, também a Junta de Freguesia de Alvalade reforçou o Fundo Social de Freguesia, um apoio pontual a agregados familiares com carência económica, para apoio a despesas relativas à renda de habitação, tarifas da água e da luz e apoio financeiro à medicação.

Os Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Alvalade são os responsáveis pela gestão de todos os processos e encaminhamento de situações de emergência social e estão disponíveis através dos seguintes contactos:

218 428 370 | 211 369 925 | atendimento.social.proximidade@jf-alvalade.pt.

 

Na sequência do agravamento das condições de contágio da COVID 19, e do impacto económico e social das novas medidas de restrição de circulação, a Câmara Municipal de Lisboa criou um plano de apoio às empresas, emprego, famílias e associações da cidade. Das medidas consta um fundo de apoio (a fundo perdido) ao comércio e restauração da cidade.

 

O Transporte Solidário da Freguesia de Alvalade é um serviço gratuito, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, económica ou social, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde, serviços sociais, serviços de finanças e outras atividades específicas – por exemplo, de convívio – devidamente justificadas e fundamentadas.

 

Face à corrente pandemia de Covid-19, o comércio de Alvalade procura dar resposta à procura por produtos, adaptando-se, simultaneamente, às medidas em vigor e às necessidades da população. Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade disponibiliza uma lista de estabelecimentos e comerciantes que disponibilizam serviço de entrega ao domicílio.

 

A Junta de Freguesia de Alvalade colocou no terreno múltiplas respostas sociais para combater o impacto da pandemia provocada pela Covid-19. Nesse âmbito, e tendo em conta a multiplicidade de tarefas, a autarquia criou uma bolsa de voluntariado, que lhe permite vir a responder a eventuais necessidades urgentes, tais como o apoio na distribuição de refeições a famílias referenciadas, idosos em isolamento ou famílias em situação de isolamento profilático, bem como outras que possam surgir.


PLANOS DE CONTINGÊNCIA DE EQUIPAMENTOS E ATIVIDADES

Plano de Contingência do Centro Cívico Edmundo Pedro

Plano de Contingência | Apresentação da Biografia de José Cardoso Pires

Plano de Contingência | Alvalade Capital da Leitura

Plano de Contingência | Fado é no Mercado!

Plano de Contingência | Há Vida no Bairro!