COVID-19 | Medidas de contenção, de apoio e projetos

MEDIDAS DE CONTENÇÃO

A Junta de Freguesia reavaliou o seu Plano de Contingência no dia 23 de novembro prorrogando as medidas anteriormente anunciadas e adotando medidas adicionais face a este novo período, que se mantêm em vigor até às 23H59 do dia 8 de dezembro. Destacam-se os seguintes pontos:

–    Concessão de tolerância de ponto aos trabalhadores da Junta de Freguesia de Alvalade, nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro, sendo consequentemente cancelada a reunião de executivo ordinária do dia 7 de dezembro;

–    Agendamento de reunião extraordinária de executivo dia 9 de dezembro às 19h, por videoconferência;

–    Horário de abertura do Mercado de Alvalade às 7.30h;

–    Horário de encerramento do Mercado de Alvalade às 14h, com exceção dos dias 30 de novembro e 1, 7 e 8 de dezembro, nos quais o encerramento se fará às 13h;

– Mantém-se o encerramento das entradas no Mercado Jardim, sendo o atendimento efetuado a uma pessoa de cada vez;

– Mantém-se o encerramento dos parques infantis, dos parques de fitness e do parque de jogos das Murtas;

– Está interdita a utilização de bebedouros, bancos de jardim e demais mobiliário urbano;

– Mantém-se o sistema de apoio domiciliário articulado com o comércio local, para fornecimento de bens de primeira necessidade aos fregueses pertencentes aos grupos de risco;

– Mantém-se o encerramento do Polo de Atendimento dos Serviços Centrais, sendo o atendimento prestado por via telefónica e online, com exceção do Polo do edifício da Biblioteca Manoel Chaves Caminha e do Polo da Azinhaga dos Barros, onde será feito o atendimento presencial ao público, com marcação prévia, com exceção do atendimento prioritário, que poderá ser realizado sem necessidade de marcação;

– A Biblioteca Manoel Chaves Caminha mantém-se encerrada, assegurando o serviço de empréstimo de livros em vigor;

– Mantém-se suspenso o Serviço Porta-a-Porta;

– Mantém-se suspensa a utilização dos campos de jogos da Av. Estados Unidos América, da Rua D. Pedro Cristo e o Polidesportivo da Teixeira de Pascoais.

DESPACHOS

O despacho atualmente em vigor, até ao dia 8 de dezembro, pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até ao dia 23 de novembro, pode ser consultado aqui

O despacho em vigor até ao dia 19 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho em vigor até 3 de novembro pode ser consultado aqui.

O despacho datado de 15 de outubro e em vigor até ao dia 31, pode ser consultado aqui.

OUTRAS MEDIDAS E PROJETOS

• Fundo Social de Emergência – Covid-19

A Câmara Municipal de Lisboa adaptou o Fundo de Emergência Social à situação provocada pela Covid-19. Este mecanismo de apoio social visa estabelecer medidas transitórias de apoio financeiro a situações de comprovada carência económica.

O FES-Covid 19 tem como objetivo ser uma ferramenta de apoio às famílias, no sentido de dar cobertura às despesas inadiáveis e consideradas básicas, tais como: bens de 1ª necessidade, pagamento de água, eletricidade, gás, rendas habitacionais, medicamentos, deslocação a uma consulta médica ou outros.

• Fundo Social da Freguesia

Neste âmbito, também a Junta de Freguesia de Alvalade reforçou o Fundo Social de Freguesia, um apoio pontual a agregados familiares com carência económica, para apoio a despesas relativas à renda de habitação, tarifas da água e da luz e apoio financeiro à medicação.

Os Serviços de Ação Social da Junta de Freguesia de Alvalade são os responsáveis pela gestão de todos os processos e encaminhamento de situações de emergência social e estão disponíveis através dos seguintes contactos:

218 428 370 | 211 369 925 | atendimento.social.proximidade@jf-alvalade.pt.

Na sequência do agravamento das condições de contágio da COVID 19, e do impacto económico e social das novas medidas de restrição de circulação, a Câmara Municipal de Lisboa criou um plano de apoio às empresas, emprego, famílias e associações da cidade. Das medidas consta um fundo de apoio (a fundo perdido) ao comércio e restauração da cidade.

O Transporte Solidário da Freguesia de Alvalade é um serviço gratuito, destinado a pessoas em situação de vulnerabilidade, económica ou social, com o objetivo de facilitar o acesso a serviços de saúde, serviços sociais, serviços de finanças e outras atividades específicas – por exemplo, de convívio – devidamente justificadas e fundamentadas.

Face à corrente pandemia de Covid-19, o comércio de Alvalade procura dar resposta à procura por produtos, adaptando-se, simultaneamente, às medidas em vigor e às necessidades da população. Nesse sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade disponibiliza uma lista de estabelecimentos e comerciantes que disponibilizam serviço de entrega ao domicílio.

A Junta de Freguesia de Alvalade colocou no terreno múltiplas respostas sociais para combater o impacto da pandemia provocada pela Covid-19. Nesse âmbito, e tendo em conta a multiplicidade de tarefas, a autarquia criou uma bolsa de voluntariado, que lhe permite vir a responder a eventuais necessidades urgentes, tais como o apoio na distribuição de refeições a famílias referenciadas, idosos em isolamento ou famílias em situação de isolamento profilático, bem como outras que possam surgir.