Concurso 06/11/2017

Coro Sinfónico Lisboa Cantat cantou e encantou na Aula Magna

Foi uma tarde especial aquela que se viveu a 5 de novembro na Aula Magna: o Coro Sinfónico Lisboa Cantat encantou todos os presentes com um belíssimo espetáculo, destinado a comemorar a Visita Pastoral à Vigararia IV.

Organizado pela Junta de Freguesia de Alvalade e pela Paróquia do Campo Grande, este memorável concerto foi dirigido pelo maestro Jorge Carvalho Alves e incluiu o seguinte elenco: Carla Simões, soprano, Carolina Figueiredo, mezzo, Marco Alves dos Santos, tenor, Armando Possante, barí­tono, e Nicholas McNair, no piano.

Entre as mais de mil pessoas que assistiram a este espetáculo estiveram o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, o Cardeal-Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, o Monsenhor Ví­tor Feytor Pinto, o padre Hugo Gonçalves, a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lisboa, Catarina Vaz Pinto, e o reitor da Universidade de Lisboa, António Cruz Serra.

Em nome da Paróquia do Campo Grande, o padre Hugo Gonçalves caracterizou o Concerto Comemorativo da Visita Pastoral à Vigararia IV como “uma ocasião muito feliz”. “É muito feliz podermos estar aqui hoje com um programa muito bom”, afirmou, salientando a importância deste grande evento cultural.

“As minhas palavras são de gratidão. Gratidão pela ideia enorme que o senhor padre Hugo e o senhor padre Ví­tor me trouxeram”, afirmou por sua vez o Presidente da Junta de Freguesia de Alvalade. André Caldas manifestou ainda a sua gratidão por terem sido tantos aqueles que decidiram “passar uma tarde em comunidade”. “É assim que se constrói uma forte comunidade local”, concluiu.

No final do concerto, D. Manuel Clemente elogiou a atuação de todos os artistas em palco, considerando que além de cantar eles tinham encantado a audiência. “O que aqui aconteceu foi uma coisa muto verdadeira”, disse o Cardeal-Patriarca de Lisboa na mensagem que dirigiu à audiência.

O Concerto “Coros e árias do Messias, Coros e árias de Ópera” contou com o apoio da Associação Musical Lisboa Cantat e da Universidade de Lisboa. O Coro Sinfónico Lisboa Cantat iniciou a sua atividade no ano de 1977 e é um dos agrupamentos da Associação Musical Lisboa Cantat. Este coro amador conta hoje com cerca de 80 elementos na sua formação principal, alguns dos quais são oriundos de escolas de música como o Conservatório Nacional, a Academia de Amadores de Música e o Instituto Gregoriano de Lisboa.

As fotografias são da autoria de José João Sá.