Efeméride 06/10/2017

Intervenção artística evoca o 25 de Abril

O Dia da Implantação da República foi assinalado pela Junta de Freguesia de Alvalade com a inauguração do Jardim dos Cravos, numa cerimónia em que participou o presidente da Associação 25 de Abril, coronel Vasco Lourenço.

Localizado na Rua Teixeira de Pascoais, junto ao n.º 10, este jardim inclui uma intervenção artística coletiva, alusiva ao Dia da Liberdade. Essa intervenção, em azulejo, foi desenvolvida por alunos da licenciatura em Artes Visuais da Universidade Lusófona e veio dar um novo propósito aos elementos em betão existentes no jardim.

Neste projeto participaram 15 estudantes universitários que, orientados pela professora Inês Marques, criaram 24 cravos diferentes, utilizando uma técnica mista com pastel de óleo e tinta da china. Os originais dos alunos foram depois transformados em azulejos, os quais foram aplicados com diferentes combinações nos elementos de betão.

“Aproveitámos outubro para relembrar abril”, observou o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, André Caldas, sublinhando que esses são “dois marcos revolucionários que trouxeram liberdade aos portugueses”. “Este jardim fica marcado pela arte”, concluiu com satisfação.

O Jardim dos Cravos nasceu num terreno expectante existente junto ao polo de atendimento da Junta de Freguesia de Alvalade na Rua Teixeira de Pascoais. A intervenção promovida no local pela autarquia permitiu a criação de um espaço público multifuncional, com funções de lazer, estadia e contemplação.