Efeméride 26/04/2017

Edmundo Pedro homenageado no Dia da Liberdade

Edmundo Pedro, resistente antifascista que “ajudou a construir a liberdade antes e depois do 25 de abril”, foi ontem homenageado pela Junta de Freguesia de Alvalade. Em sua honra, a autarquia inaugurou o Centro Cívico Edmundo Pedro, “um espaço de trabalho partilhado para organizações da sociedade civil”.

“Quem melhor do que um profundo democrata para dar o nome a esta casa e, com o seu exemplo, com o seu legado, com a sua memória, inspirar as coletividades que aqui vão habitar”, sustentou o presidente da junta de freguesia, notando que é graças a homens como Edmundo Pedro que podemos hoje “viver de cabeça erguida”. “A minha geração está-lhe profundamente grata”, acrescentou André Caldas.

“Devemos muito ao Edmundo e a todos aqueles que lutaram antes do 25 de abril e também depois”, afirmou por sua vez o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, recordando as “quatro décadas tão longas e tão negras” que se viveram em Portugal.

Para Fernando Medina, o homenageado é um “homem extraordinário”, “porventura um dos mais corajosos e dos maiores lutadores que tivemos contra o anterior regime e pela democracia e pela liberdade”. “Não poderia haver melhor maneira de comemorarmos o 25 de abril”, rematou o autarca.

Já Edmundo Pedro, que foi recebido no centro cívico com aplausos, falou numa homenagem “exagerada”. “Tudo o que eu fiz na vida, e fiz realmente muita coisa, nomeadamente na luta contra o antigo regime, tudo o que eu fiz foi cumprir o meu dever. Mais nada. Nunca senti que tinha feito alguma coisa de especial”, afirmou o homem de 98 anos, perante uma plateia praticamente repleta.

Entre os muitos que fizeram questão de assistir a esta homenagem estiveram os familiares de Edmundo Pedro, o vice-presidente da Associação 25 de Abril, Aprígio Ramalho, o vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Duarte Cordeiro e a vereadora da Educação, Catarina Albergaria. Na audiência estiveram também o presidente da Assembleia de Freguesia de Alvalade, Luís Filipe Nazaré, entre outros eleitos deste órgão, bem como o executivo da Junta de Freguesia de Alvalade.