14 | Romance da Raposa

Autor: Kruella d’Enfer

Ano de execução: 2019

Descrição: O mural “Romance da Raposa”, da autoria de Kruella d’Enfer, é uma homenagem da Junta de Freguesia de Alvalade ao autor Aquilino Ribeiro e a uma das suas obras infantojuvenis, tendo surgido no âmbito do projeto Alvalade Capital da Leitura,.

Aquilino Ribeiro deixou-nos uma vasta obra literária, de vários géneros, desde romances, novelas, contos, memórias, estudos etnográficos e históricos, biografias até à literatura infantil. De destacar os seguintes títulos publicados “Terras do Demo”, “O Malhadinhas”, “Andam Faunos pelos Bosques”, “Cinco Réis de Gente”, “A Casa Grande de Romarigães” e “Quando os Lobos Uivam”.

Dedicou-se ao jornalismo, ligou-se ao movimento republicano e interveio ativamente na revolução, foi professor e conservador na Biblioteca Nacional de Portugal e eleito o primeiro presidente da Associação Portuguesa de Escritores.

Em 1963, quando se preparava para ser alvo de uma homenagem pública nacional, promovida por várias cidades e sugerida pelo cinquentenário da publicação “O Jardim das Tormentas”, morreu subitamente.

Em 2007, por votação unânime da Assembleia da República, o seu corpo foi depositado no Panteão Nacional.

Localização: Travessa Henrique Cardoso (junto ao n.º43)