16 | Homenagem a Gonçalo Ribeiro Telles

Autor: Styler

Ano de execução: 2020

Descrição: Em 2020 a Junta de Freguesia de Alvalade eternizou a memória do arquiteto paisagista Gonçalo Ribeiro Telles com a pintural de um mural. A obra de 40 metros de comprimento, assinada pelo artista urbano Styler, tem lugar nos logradouros da zona poente da Av. EUA.

Ribeiro Telles era um artista, um ecologista, um homem de causas e inteligência única, considerado por muitos um homem à frente do seu tempo. O desafio de Styler era grande, mas o artista mostrou-se à altura, representando no local uma das obras de destaque de Ribeiro Telles, o Jardim da Fundação Calouste Gulbenkian, que lhe valeu o Prémio Valmor, em 1975. Além desse pormenor, Styler destacou obviamente as paisagens, o verde e a Natureza, num trabalho executado em apenas 7 dias e onde usou cerca de 90 cores, pintadas a spray e tintas de rolo.

Alvalade tem a marca do arquiteto no projeto dos logradouros do Bairro das Estacas onde os jardins ganham um papel principal no seu contínuo do espaço, nos jardins da Av. D. Rodrigo da Cunha, com espaços que se ligam entre si dando um contínuo que permite a apropriação ecológica em todos os espaços para as pessoas, e no Parque José Gomes Ferreira mais conhecida como Mata de Alvalade.

Localização: Logradouros da zona poente da Avenida Estados Unidos da América