15 | O Pensamento Lidiano

Título: O Pensamento Lidiano

Autor: Luzia Lage e Daniela Guerreiro

Ano: 2020

Descrição: O mural intitulado “O Pensamento Lidiano” é uma homenagem à escritora Lídia Jorge e aos seus 40 anos de vida literária, tendo surgido precisamente no ano em que festejou esta efeméride e no qual a Junta de Freguesia de Alvalade lhe prestou homenagem dedicando-lhe ainda a edição anual do evento Alvalade Capital da Leitura.

A obra é uma criação de Luzia Lage, interpretada e executada por Daniela Guerreiro, e pode ser vista na Rua Flores de Lima.

Lídia Jorge estreou-se com a publicação “O Dia dos Prodígios”, em 1980, dando início a uma obra, que inclui diversos géneros romance, conto, ensaio, teatro, distinguida com os principais prémios nacionais e estrangeiros: Prémio da Feira Internacional do Livro de Guadalajara de Literatura em Línguas Românicas (2020), Grande Prémio de Literatura DST (2019), Prémio Vergílio Ferreira (2015), Prémio Luso-Espanhol de Cultura (2014), Prémio Internacional de Literatura da Fundação Günter Grass (2006), Grande Prémio de Romance da Associação Portuguesa de Escritores e o Prémio Correntes d’Escritas (2002), Prémio Jean Monet de Literatura Europeia (2000), Prémio D. Diniz da Casa de Mateus (1998).

O seu mais recente romance, “Estuário” (2018), foi finalista do Prémio Médicis 2019, para melhor obra estrangeira publicada em França. Em 2019, Lídia Jorge estreou-se na poesia, com “O Livro das Tréguas” e em 2020 publicou o livro de crónicas “Em Todos os Sentidos”.

Localização: Rua Flores de Lima