Projetos

Espaço Briosos Alvalade

O que é?

O Espaço Briosos Alvalade, localizado no Centro Cívico Edmundo Pedro (Rua Conde de Arnoso, n.º 5-B), começou a funcionar em janeiro de 2020, depois de profundas obras de requalificação do espaço anteriormente existente.

É aqui que se concentram as atividades dirigidas à população de idade maior de Alvalade. Este espaço nasceu da junção do projeto Briosos e do Espaço Sénior.

O projeto Briosos nasceu em 1999, com o objetivo de proporcionar à população sénior da anterior freguesia de São João de Brito um envelhecimento ativo e dinâmico, com qualidade. O seu fundador e dinamizador, Luís Aires, descrevia os membros do grupo como “guardiões de valores, conhecimentos e sentimentos exemplares, de grande modéstia e discrição. São efetivamente uma referência original da freguesia e, apesar de idosos (Briosos), não são um peso ou um fardo, mas sim muito ativos, úteis e prestáveis”.

Já o Espaço Sénior, que funcionava na Rua de Entrecampos e estava integrado no Programa de Envelhecimento Ativo e Saudável, procurava ser um espaço de aprendizagem dinâmica e afetiva, não formal, no seio de uma estrutura organizada, onde as pessoas podiam partilhar os seus conhecimentos e vivências, adquirir mais competências e experienciar novas atividades. Envelhecer com qualidade, prolongando a autonomia e independência eram os pilares do projeto.

Que atividades?

O Espaço Briosos Alvalade apresenta um variado programa de atividades letivas – arraiolos, informática, ginástica, entre muitas outras -, complementado por um programa mensal que promove sessões culturais, visitas, passeios-mistério e muitos momentos lúdicos e culturais.

A quem se destina?

Todas as atividades estão abertas aos seniores recenseados na freguesia (mais de 55 anos).

Como Participar?

As inscrições nas atividades letivas decorrem nos polos de atendimento da Junta de Freguesia. Quanto às atividades da progração mensal, algumas requerem inscrição prévia mas outras não.

Alvalade em Férias Crianças e Jovens

O que é?

Alvalade em Férias Crianças e Jovens é um campo de férias não residencial, promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade, que se realiza no verão. Esta iniciativa representa um importante apoio às famílias, no acompanhamento das crianças e jovens no período de férias escolares.

Que atividades?

Os participantes do Alvalade em Férias usufruem de duas semanas de atividades variadas. A maioria das manhãs é passada na praia, enquanto as tardes são dedicadas a iniciativas culturais, desportivas e lúdicas.

A quem se destina?

Tradicionalmente, o programa destinava-se a crianças dos 6 aos 12 anos (na data da atividade), filhos/as de pais recenseados na Freguesia de Alvalade. Eram ainda aceites inscrições de crianças cujos avós estejam igualmente recenseados na Freguesia, bem como de crianças cujos progenitores trabalham na freguesia, que ficarão como suplentes, caso não sejam preenchidas todas as vagas, até à data limite das inscrições.

A partir da edição de 2019, a idade dos participantes foi alargada, passando este programa da Junta de Freguesia de Alvalade a abranger crianças com idades entre os seis e os 14 anos.

Como participar?

O período de entrega de inscrições é fixado anualmente, sendo oportunamente divulgado nas plataformas de comunicação da Junta de Freguesia de Alvalade. Desde a edição de 2019, as inscrições são entregues online, no site da autarquia.

Atelier de Pintura

O que é?

A Junta de Freguesia de Alvalade promove um atelier de pintura, em horário pós laboral, que se destina a todos os que queiram aprender a pintar ou aprofundar o seu conhecimento nesta área.

A quem se destina?

Este atelier destina-se a todos os interessados, com 13 ou mais anos de idade, que estejam recenseados em Alvalade (ou cujos encarregados de educação estejam recenseados na freguesia) e tenham o desejo de pintar e de aprender a desenhar.

Quando e onde decorrem as aulas?

As aulas são administradas às terças e quintas-feiras, das 19h00 às 21h00, e ao sábado, das 17h00 às 20h00, nas instalações da Junta de Freguesia de Alvalade na Rua Teixeira de Pascoais, n.º 10.

Como participar?

A inscrição dos alunos é realizada diretamente na aula.