Espaço Público 14/10/2019

Requalificação dos Logradouros do Bairro das Estacas vai começar

A requalificação dos Logradouros do Bairro das Estacas vai ter início, na segunda quinzena de outubro. Esta obra tem como objetivo primordial melhorar as condições do espaço público, promovendo os acessos pedonais e requalificando os espaços verdes e o mobiliário urbano.

Esta intervenção tem uma duração prevista de seis meses e vai ser concretizada pela Junta de Freguesia de Alvalade, ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências com o Município de Lisboa.

Recorde-se que a requalificação destes logradouros – na área delimitada a norte pela Rua Antero Figueiredo, a sul pela Avenida Frei Miguel Contreiras, a este pela Rua Teixeira de Pascoais e a oeste pela Rua Bulhão Pato – foi objeto de discussão pública com a população.

A obra que agora vai ter início contempla um aumento de 14% da permeabilidade do solo, através da ampliação dos espaços verdes e da substituição de pavimentos, estando prevista a plantação de mais de quatro mil novos exemplares arbustivos e herbáceos.

A autarquia vai também criar um novo parque infantil, no qual serão privilegiados “materiais naturais”. O mobiliário urbano será mantido e requalificado, preservando-se igualmente elementos distintivos do espaço, como o jogo da macaca existente num dos logradouros e as pedras de calcário.

Relativamente aos caminhos que atravessam os logradouros, está previsto que os caminhos principais sejam em betão poroso, os secundários (que hoje são em betuminoso) em calçada e os terciários em placas de calcário. A última destas opções visa garantir a existência de um caminho acessível a todos os cidadãos, incluindo àqueles que têm mobilidade condicionada.

O respeito por aquele que foi o “desenho original” desenvolvido por Gonçalo Ribeiro Telles para o espaço público do Bairro das Estacas é uma das premissas do projeto que vai ser concretizado.

Quanto ao estacionamento, foram criados no último ano, na área abrangida por esta intervenção, perto de 30 novos lugares: na lateral do Teatro Maria Matos, na Rua Pedro Ivo e junto ao Mercado Jardim (no local onde antes funcionava o Mercado de Levante).

Veja aqui o Plano Geral Bairro das Estacas da Junta de Freguesia de Alvalade: