Espaço Público 29/10/2019

Junta apresenta propostas para logradouros do Bairro das Caixas

A Junta de Freguesia de Alvalade promoveu, no dia 28 de outubro, uma reunião pública com a população, para dar a conhecer as suas propostas de intervenção para um conjunto de logradouros do Bairro das Caixas.

Recorde-se que este trabalho foi iniciado em 2016, ano em que a Junta de Freguesia assumiu a manutenção dos espaços verdes dos terrenos sobrantes do bairro. Ainda nesse ano, foram realizadas intervenções de requalificação das envolventes das escolas básicas Santo António e dos Coruchéus.

No ano seguinte, avançou a requalificação dos logradouros traseiros da Rua Afonso Lopes Vieira, nos quais foram criados um parque hortícola, novos caminhos pedonais e áreas ordenadas de estacionamento para moradores, tendo ainda sido recuperados os espaços verdes de enquadramento.

Na reunião agora realizada, a qual teve lugar na Associação de Moradores do Campo Grande e contou com a presença de mais de três dezenas de residentes da zona, a Junta de Freguesia apresentou as suas ideias para os logradouros junto às ruas Antónia Pusich e João Lúcio e ao limite poente da Escola Básica Santo António e ouviu as ideias e opiniões dos presentes.

Essas propostas de intervenção estão ainda em fase de estudo prévio e poderão ser objeto de adaptação, na sequência de trabalhos que só poderão ser desenvolvidos após a limpeza dos logradouros, nomeadamente o levantamento topográfico dos terrenos.

A intervenção a desenvolver tem como grandes objetivos melhorar a mobilidade pedonal dentro do bairro, criar espaços de produção agrícola (como hortas e pomares), de estadia e de lazer, valorizar os espaços verdes (com novas plantações arbóreas, arbustivas e herbáceas), bem como estacionamento automóvel, de motociclos e bicicletas.

No estudo prévio apresentado à população, prevê-se a criação de um parque infantil no logradouro junto ao limite poente da Escola Básica Santo António, equipamento que não existe neste momento nesta zona do Bairro das Caixas e que se pretende que adquira um papel central.

Entre as ruas Antónia Pusich e João Lúcio, prevê-se criar hortas e eventualmente estacionamento. Já para o espaço público entre as ruas Antónia Pusich e José Lins do Rego, está prevista a criação de estacionamento, intervenção à qual presidirá o desígnio de manter a permeabilidade dos solos, e de mais hortas.

No imediato, a Junta de Freguesia de Alvalade vai avançar com uma empreitada que inclui a limpeza dos logradouros acima mencionados, a remoção de construções irregulares e a reparação de caminhos pedonais. Todos os trabalhos serão objeto de conciliação prévia.

O presidente da Junta de Freguesia de Alvalade sublinhou que a requalificação dos logradouros do Bairro das Caixas permitirá que estes espaços passem a estar disponíveis a toda a população, que poderá passar a usufruir deles, bem como melhorar as condições de segurança e de salubridade. José António Borges transmitiu ainda aos presentes que esta intervenção procura “pôr na balança” as diferentes necessidades dos moradores, por forma a encontrar um equilíbrio entre todos.

Veja aqui a apresentação:

Apresentação Bairro das Caixas