Cultura 07/08/2020

Mercado de Alvalade recebe residência artística

Arrancaram na passada quinta-feira as primeiras três residências artísticas no Mercado de Alvalade, com o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, a entregar as chaves de um dos armazéns do espaço aos futuros “moradores”. Este é um projecto implementado pela Junta de Freguesia de Alvalade para ajudar criadores a desenvolver o seu trabalho, numa altura em que dezenas de artistas se encontram sem atelier e após o apelo lançado pela plataforma cívica P’la Arte, no âmbito do projecto Espaços de Criação Artística.

Este projeto apoia artistas afectados pela pandemia ou sem condições de trabalho, através de parcerias com entidades públicas e privadas. A Junta de Freguesia de Alvalade respondeu ao apelo fazendo pequenas alterações num espaço do Mercado de Alvalade, oferecendo agora as condições necessárias à criação artística. As contrapartidas centram-se no desenvolvimento de acções culturais na freguesia, como exposições, workshops, eventos, dias de residência aberta a visitas, conferências ou “propostas adequadas aos espaços cedidos e que ofereçam aos cidadãos a oportunidade de um contacto mais próximo com a arte e os artistas”.

Mariana Duarte Santos, muralista, e a dupla Catarina de Moura e Conrad Armstrong são os primeiros residentes. A partir de 15 de setembro, a dupla de artistas multidisciplinares dá lugar a Paulo Albuquerque e Francisco Gomes, muralista e fotógrafo, respetivamente.