Espaço Público 08/08/2020

Bairro São Miguel – 2ª fase Zona 30

A conclusão da segunda fase da obra da Zona 30 do Bairro São Miguel veio permitir melhorar a mobilidade, bem como aumentar a segurança para peões, ciclistas e automobilistas.

A intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Alvalade, abrangeu a Rua Flores do Lima, a Rua António Ferreira, a Rua Diogo Bernardes, a Rua Jorge Ferreira e Vasconcelos, a Rua Alfredo Cortês e zonas envolventes.

O projeto incluiu a alteração e encurtamento de perfis de atravessamento, rebaixando-os ao nível das passadeiras, e veio aumentar o número de bolsas de estacionamento, com a Rua Flores do Lima a apresentar mais 26 lugares, a Rua Alfredo Cortês mais 18 e a Rua António Ferreira mais 3.

Já na Rua Jorge Ferreira de Vasconcelos, esta intervenção veio permitir melhorar a segurança do canal pedonal junto à EB São Miguel, de modo a que esta via de acesso à escola esteja dotada das melhores condições possíveis. No local foi ainda introduzido um espaço dedicado para a entrega e receção de crianças que façam a deslocação para a escola por automóvel, mantendo ainda assim a oferta de estacionamento inalterada nesta zona.

Esta segunda fase da obra trouxe ainda ao Bairro São Miguel mais cinco bolsas para estacionamento de motociclos e uma bolsa para estacionamento de bicicletas, garantindo a oferta para aqueles que privilegiam estes veículos de transporte.

Quanto ao lado nascente da Rua António Ferreira, foram instalados calços nos lugares de estacionamento automóvel, de modo a limitar a invasão do canal pedonal existente no passeio pelos automóveis. Por fim, na Rua Diogo Bernardes efetuou-se o alargamento do canal viário, permitindo assim melhorar a acessibilidade de viaturas de maior calibre, em particular as viaturas do Regimento de Sapadores Bombeiros.

Este projeto foi objeto de discussão pública junto da população, que viu ainda o sentido de circulação automóvel na Rua Alfredo Cortês passar a fazer-se apenas no sentido ascendente.

Abaixo pode consultar seis apresentações temáticas que o levam ao antes e depois desta intervenção num plano geral e em cinco pontos específicos:

Para maior definição da imagem clique aqui.