Espaço Público 08/04/2020

Intervenções no Arvoredo da Rua Pedro Ivo

A Junta de Freguesia de Alvalade informa que, no âmbito do plano de gestão do arvoredo da cidade de Lisboa, a Câmara Municipal autorizou o abate de três exemplares na Rua Pedro Ivo. As árvores em questão pertencem à espécie Fraxinus angustifolia (freixo-comum) e apresentam problemas estruturais e fitossanitários que podem constituir perigo para a segurança de pessoas e bens.

Ao abrigo da monitorização de arvoredo levada a cabo pela Junta de Freguesia de Alvalade, foi solicitada, em dezembro de 2017, a avaliação fitossanitária de um conjunto de exemplares localizados nos espaços verdes do Bairro das Estacas, que, pela sua dimensão e idade, poderiam representar algum tipo risco. Esta avaliação foi realizada pelo Laboratório de Patologia Vegetal ‘Veríssimo de Almeida’ do Instituto Superior de Agronomia. Do relatório resulta a identificação destes três freixos, tendo neles sido identificados pernadas e ramos demasiado compridos em relação ao seu diâmetro, muitos ramos secos, ramos em conflito e com defeito “em cotovelo”. Observaram-se, ainda, cavidades ao longo dos seus troncos e pernadas, assim como o eixo principal inclinado (com a copa desenvolvida para o lado dessa inclinação), tendo-lhes sido atribuído um grau de perigosidade elevado e recomendado o seu abate.

A mesma avaliação foi repetida alguns meses mais tarde, após a realização das intervenções recomendadas. No entanto, não foi possível alterar as circunstâncias verificadas, mantendo-se as mesmas conclusões em relação a estes três especificamente.

Após monitorização constante destes exemplares, a Junta de Freguesia de Alvalade lamenta não ser possível salvar as árvores em questão, considerando a proteção da integridade física da população e dos seus bens como um valor maior. Assim, com a devida autorização de abate concedida pela Câmara Municipal de Lisboa, e de acordo com o Regulamento Municipal do Arvoredo de Lisboa, os trabalhos de remoção decorrerão durante os próximos dias.

Poderá consultar aqui os seguintes documentos auxiliares:
Pedido de Autorização para o Abate de Árvore (CML);
Avaliação Fitossanitária e Avaliação de Risco de Rutura de Árvores (LPVVA /ISA);
Avaliação Fitossanitária e Avaliação de Risco de Rutura de Árvores em Vários Locais em Alvalade (LPVVA /ISA)

Agradecemos a sua compreensão.