Espaço Público 20/04/2017

Intervenção no arvoredo da Avenida dos EUA

Os exemplares arbóreos existentes no separador central da Avenida dos Estados Unidos da América foram objeto, durante o passado mês de março, de avaliação fitossanitária e avaliação de risco de rutura. Realizada pelo Instituto Superior de Agronomia – Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida (LPVVA), essa avaliação técnica concluiu que algumas das árvores em causa apresentam um grau de perigosidade elevado.

Depois de conhecidos os resultados dessa avaliação, a Junta de Freguesia de Alvalade obteve da Câmara Municipal de Lisboa a “autorização para o abate” de dois exemplares da espécie Populus canadensis (choupos). Nessa autorização, o município refere que um dos exemplares apresenta a “presença do fungo Agrocybe aegerita” e “bolsas de degradação no seu interior”, enquanto o segundo “tem algumas raízes de sustentação cortadas, fendilhamento e levantamento da casca junto à base”, bem como “copa muito ramificada”.

Essa operação terá lugar no dia 22 de abril, sábado, e deverá obrigar à introdução de restrições parciais à circulação automóvel na Avenida dos Estados Unidos da América.

Aquilo que está previsto é que as duas árvores sejam substituídas por três exemplares da espécie Lagerstroemia indica (conhecida como árvore-de-júpiter ou flor-de-merenda).

Consulte aqui os documentos referentes a esta intervenção:

Avaliação Fitossanitária LPVVA

Autorização CML