Espaço Público 05/04/2017

Intervenção no arvoredo da Avenida do Brasil

A Junta de Freguesia de Alvalade vai proceder, no âmbito do projeto de Requalificação dos Espaços Exteriores do conjunto arquitetónico da Avenida do Brasil 112 – 132B, a uma intervenção num conjunto de exemplares arbóreos existentes nesta artéria.

Essa intervenção, que irá iniciar-se nos próximos dias, vai abranger 14 árvores: 1 Populus canadensis (Choupo), 1 Populus alba (Choupo branco), 1 Tilia cordata (Tília) e 11 Styphonolobium japonicum (Acácias-do-Japão).

Os referidos exemplares arbóreos foram objeto de levantamento fitossanitário e avaliação de risco de rutura pelo Instituto Superior de Agronomia – Laboratório de Patologia Vegetal Veríssimo de Almeida (LPVVA). Esta entidade concluiu, na sequência de trabalhos de campo e de laboratório levados a cabo por uma equipa técnica designada para o efeito, que as árvores em causa apresentam um grau de perigosidade elevado e recomendou a sua substituição.

Essas conclusões refletiram-se no Estudo Prévio para a Requalificação dos Espaços Exteriores do conjunto arquitetónico da Avenida do Brasil 112 – 132B, o qual contempla a substituição do arvoredo em risco identificado pelo LPVVA.

A Junta de Freguesia de Alvalade tomou a iniciativa de auscultar a Plataforma em Defesa das Árvores sobre a intervenção que se encontra prevista.

A autarquia promoveu também uma auscultação da população. Aos residentes e comerciantes foi apresentado o Estudo Prévio, numa sessão pública na qual se concluiu que a população está globalmente de acordo com a intervenção prevista, intervenção essa que numa fase posterior deverá abranger outros cinco exemplares arbóreos que foram objeto de avaliação e que se concluiu apresentarem igualmente problemas fitossanitários.

Depois de conhecidos os resultados do estudo técnico realizado pelo LPVVA, e de se ter promovido a auscultação de diferentes entidades, grupos de cidadãos e residentes, a Junta de Freguesia de Alvalade obteve da Câmara Municipal de Lisboa a “autorização para o abate” dos 14 exemplares arbóreos já referidos, “dado que apresentam problemas fitossanitários e estruturais, constituindo, por isso, em caso de rutura, um risco para a segurança de pessoas e bens”.

A Requalificação dos Espaços Exteriores do conjunto arquitetónico da Avenida do Brasil 112 – 132B que vai ser concretizada pela Junta de Freguesia de Alvalade resulta de um Contrato de Delegação de Competências firmado com a Câmara Municipal de Lisboa. Está em causa uma área de intervenção de cerca de 5800 m2, entre a Avenida do Brasil e a Rua Aprígio Mafra, que inclui zonas de circulação pedonal e zonas verdes de enquadramento e proteção.

A intervenção programada procura recuperar a identidade do lugar e o projeto original do arquiteto Jorge Segurado, contemplando a recuperação de percursos, pavimentos e vegetação, a reabilitação integral das zonas verdes, o incremento da oferta de estacionamento organizado e a reabilitação dos sistemas de rega, drenagem e iluminação pública. Este projeto visa também a criação no local de condições favoráveis à estadia e utilização do espaço para lazer, encontro e contemplação.

Consulte aqui os documentos referentes a esta intervenção: