Cultura 12/08/2022

Festival Todos 2022 | Last Call Voluntários

O FESTIVAL TODOS procura voluntários! Este evento celebra, desde 2009, Lisboa como cidade intercultural através das artes performativas contemporâneas e tem lugar de 1 a 11 de setembro, na Freguesia de Santa Clara – entre o Campo das Amoreiras e o Largo das Galinheiras -, numa geometria de encontros e de colaborações com a população e o património local. Em paralelo, com início a 30 de agosto, será realizada uma programação composta por Oficina de Costura e ainda o Lisboa Crossing (França), uma performance que partirá do Campo Pequeno até ao Largo das Galinheiras. O Lisboa Crossing tem passagem pela nossa freguesia nos dias 2,3 e 4 de setembro, no Jardim do Campo Grande, com os artistas de rua Laurent Boijeot, autor e performer, e Sébastien Renauld, arquiteto e performer, acompanhados do fotógrafo Clément Martin, a trazerem à capital portuguesa uma performance que já passou por Veneza (2012), Paris (2013), Nova Iorque e Tóquio (2015).

Estas grandes cidades são exemplos de locais por onde Laurent e Sébastien andaram durante dias a arrastar camas, mesas e cadeiras, ali comendo, ali dormindo, ali encontrando e recebendo gente, ali existindo ao sabor da grande aventura que é transformar a rua num enorme palco. Em todos os lugares, a performance encantou e desconcertou. “Olhamos para a rua como se estivéssemos a assistir a um espetáculo de dança. Para nós, o espetáculo não é a nossa performance, mas o que ela provoca”. A imprensa de referência internacional considerou que “interpela 96% da população com a qual nos cruzamos na rua, mas nunca no teatro”. Nesta edição do TODOS, Boijeot e Renauld atravessam uma parte de Lisboa, com vias rápidas e muito trânsito, numa travessia que contempla a Freguesia de Alvalade e que terá a duração de 13 dias.

Três camas de casal, três mesas, doze cadeiras, três mesas altas e três bancos, eis o mobiliário que vai andar literalmente às costas dos artistas, entre o Campo Pequeno e as Galinheiras.

Mais info sobre a programação em:

Quanto aos voluntários para o Festival TODOS, devem cumprir os seguintes critérios:
– Comunicativos/Comunicativas
– Com espírito de equipa
– Organizados/Organizadas
– Cooperativos/Cooperativas
– Que tenham gosto pela multiculturalidade
– Sentido de compromisso

Algumas das funções a executar são:

1 – APOIO À PRODUÇÃO
– Apoio em pequenas tarefas genéricas ao produtor responsável por um espaço.

– Apoio no acompanhamento de artistas;
– Apoiar a coordenação de voluntariado na gestão do dia-a-dia dos voluntários.

2 – APOIO AO PÚBLICO
– Apoio na divulgação de cartazes e desdobráveis

– Apoio no encaminhamento e informação ao público;
– Apoio para encaminhar o público para os devidos sítios;
– Apoio na sensibilização ambiental por forma a manter o recinto limpo e organizado.

3 – COBERTURA FOTOGRÁFICA

– Fotografar o dia-a-dia do Festival.

Os voluntários têm direito a:

– credencial;

– Lunch box;

– Tote bag do evento;

– Seguro;

– Certificado de participação.

Inscrições abertas, até 20 de Agosto, através do formulário disponível aqui.
TODOS são bem-vind@s!