Cultura 29/06/2022

Festival Cistermúsica chega em julho a Alvalade | Dois concertos imperdíveis nos dias 7 e 19

A 30.ª edição do Cistermúsica – Festival de Música de Alcobaça chega a Alvalade no dia 7 de julho, com o concerto Voces Cælestes & Real Câmara, dirigido por Paul Agnew. O momento musical revela a surpreendente flexibilidade e suprema beleza da música sacra alemã do início do século XVIII, tem lugar na Igreja São João de Brito e a entrada é livre.

Paul Agnew é um dos mais aclamados intérpretes atuais da música dos séculos XVII e XVIII e dirige o coro Voces Caelestes e a orquestra barroca Real Câmara, num programa que inclui um salmo de Zelenka, baseado numa peça de órgão de Frescobaldi; um moteto anónimo, que poderá ter passado pelas mãos de Kuhnau, Bach e Graun; uma missa de Bach, que recicla andamentos de três cantatas anteriores; e obras instrumentais de Fux, que citam os estilos de Lully, Muffat ou Corelli.

Já a 19 de julho, o momento alto da chegada do Cistermúsica a Alvalade tem lugar na Aula Magna, com o concerto «Amazing Grace: A Gospel Celebration to Aretha Franklin», pelo coro gospel The Black Heritage Choir. Com direção de Jerry Smith, e Katie Graham como solista, este momento vai celebrar um dos mais belos discos da música popular do século XX e o álbum mais vendido de Aretha Franklin e na história do Gospel.

O The Black Heritage Choir é uma seleção de cantores do Mississippi Mass Choir e indiscutivelmente um dos grandes e históricos coros do gospel tradicional. Os bilhetes estão à venda aqui.