Alvalade 02/06/2020

Esclarecimento | Alvalade em Férias Crianças e Jovens 2020

A Junta de Freguesia de Alvalade, atendendo à situação excecional de saúde pública que vivemos, entende a importância de esclarecer pais e encarregados de educação relativamente aos moldes em que o Alvalade Em Férias Crianças e Jovens 2020 será desenvolvido.

Este ano, a programação contempla um projeto cultural construído com base na oferta de instituições e entidades da Freguesia de Alvalade. As atividades serão desenvolvidas apenas no território da freguesia, tendo como base central o Parque José Gomes Ferreira e visitas pontuais a espaços culturais devidamente adaptados à nova realidade, cumprindo todas as regras de higiene e segurança recomendadas pela Direção Geral da Saúde. As deslocações para os locais das atividades serão sempre pedonais, excluindo assim o uso de qualquer meio de transporte. Ainda relativamente ao programa, foi desenhado privilegiando atividades ao ar livre, rotativas entre cada um dos grupos, permitindo assim a manutenção das distâncias de segurança recomendadas entre todos os participantes.

O rácio de crianças por monitor foi ainda amplamente diminuído e foram implementadas medidas de prevenção, como a medição da temperatura corporal no início e pontualmente ao longo de cada dia e ainda a distribuição de máscaras de proteção e álcool gel, que serão de uso obrigatório por todas as crianças, jovens e monitores envolvidos.

Quanto às refeições, serão feitas ao ar livre, em formato piquenique, no Parque José Gomes Ferreira. As crianças e jovens terão um espaço próprio, delimitado por uma toalha, cumprindo escrupulosamente os distanciamentos aconselhados pela Autoridade de Saúde. De referir que, caso as condições meteorológicas não permitam a realização de atividades, refeições e restante programação ao ar livre, a Junta de Freguesia de Alvalade definiu o Centro Cívico Edmundo Pedro como o espaço de apoio ao Alvalade Em Férias 2020, que estará totalmente livre para receber todos os participantes, contemplando o espaço necessário para que sejam cumpridas todas as normas de segurança e higiene.

A programação pormenorizada será enviada, como habitualmente, antes do início de cada turno. Quanto à festa final, está projetada como um evento apenas para as crianças e jovens participantes, mantendo os grupos reduzidos.

Reiteramos que neste momento, atendendo ao Estado de Calamidade decretado para todo o território nacional, e à imprevisibilidade da situação provocada pela pandemia de Covid-19, a Junta de Freguesia de Alvalade, aguarda o desenrolar desta questão de saúde pública, que como todos sabemos se apresenta mais crítica na Área Metropolitana de Lisboa. Neste sentido, a Junta de Freguesia de Alvalade alerta todos os interessados para a possibilidade de alteração ou cancelamento do programa, caso existam indicações expressas das Autoridades Centrais e de Saúde nesse sentido.