Desporto 14/03/2019

Crianças do pré-escolar aprendem a andar de bicicleta

O Projeto Curricular de Ciclismo promovido pela Junta de Freguesia de Alvalade chegou esta semana ao Jardim de Infância da Escola Básica Teixeira de Pascoais, do Agrupamento de Escolas de Alvalade.

Ao longo de quatro aulas, as crianças do pré-escolar vão aprender a andar de bicicleta, com a preciosa ajuda dos professores da Escola Clube de Ciclismo de Lisboa Coelhinhos ECCLx.

Sentadas numa roda, as crianças começam por aprender como colocar a touca, o capacete e as luvas. A pressa em subir para a bicicleta é mais do que nunca, mas antes disso ainda é preciso saber como se chamam e para que servem as várias peças que a compõem. “Pedais”, “travões”, “rodas”, vão respondendo os meninos e meninas. Mais difícil é acertar no nome do “selim”, a que começam por chamar “banco”, “cadeira” e “assento”.

Explicações concluídas, é tempo de cada um pegar na sua bicicleta e aprender como a transportar e como adotar uma posição de segurança. Seguem-se várias voltas ao recreio, nas quais o entusiasmo das crianças é mais do que muito. Já o equilíbrio e a confiança, esses vão chegando pouco a pouco, com uma ou outra queda pelo caminho.

Esta quinta-feira, o vogal da Educação e Juventude da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Varela, acompanhou a primeira aula de uma das turmas do Jardim de Infância.

Com o Projeto Curricular de Ciclismo, a autarquia pretende contribuir para a diversificação das atividades de expressão e educação físico-motora, permitindo a todas as crianças aprender a andar de bicicleta ou aprofundar essa aprendizagem, de uma forma segura e acompanhada por técnicos especializados.

No ano letivo de 2018/2019, este projeto, o qual abrange o pré-escolar e o 1.º ciclo do ensino básico e se realiza há vários anos na freguesia de Alvalade, já teve lugar nas escolas de Santo António, dos Coruchéus e do Bairro de São Miguel.