Higiene Urbana 13/03/2019

Junta de Freguesia testa novo método de deservagem

Por razões alheias à sua vontade, a Junta de Freguesia de Alvalade viu-se forçada a abandonar a utilização de vinagre e de sal no processo de deservagem das áreas de utilização pública, prática que vinha desenvolvendo com resultados assinaláveis e que lhe permitia evitar a utilização de produtos fitofarmacêuticos no controlo de infestantes.

A Junta de Freguesia, entidade para a qual o glifosato deixou há muito de ser uma opção, está neste momento a testar um novo método de deservagem, através da aplicação de um produto fitofarmacêutico que tem como principal componente o ácido pelargónico. Trata-se de uma substância natural, extraída de plantas, sobre a qual poderá obter mais informações aqui: www.dgav.pt/fitofarmaceuticos/lista/Rotulos/0997.pdf.

O recurso a esse produto justifica-se pelo facto de a lista de produtos autorizados para o controlo de infestantes em zonas urbanas emitida em 2018 pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (na linha daquele que tinha sido o pronunciamento da Comissão Europeia sobre a mesma matéria) não incluir o vinagre e o sal. Informação mais detalhada sobre os produtos autorizados poderá ser obtida aqui: www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV/genericos?actualmenu=3666217&generico=3666233&cboui=3666233.

Essa circunstância levou a autarquia a procurar uma alternativa ao método utilizado até aí, dentro daquela que é a lista restrita de produtos autorizados por aquela Direção-Geral e tendo sempre como princípio a utilização de produtos que não apresentem riscos para o meio ambiente e para a saúde pública. O método agora em teste, já adotado por vários municípios e freguesias, foi ontem aplicado experimentalmente na Rua Carlos Malheiro Dias, por técnicos habilitados para o efeito.

Tal como aconteceu até aqui, a Junta de Freguesia continuará a desenvolver, em paralelo, trabalhos de corte mecânico da vegetação infestante.