Cultura 05/01/2018

Com este mural, Alvalade presta homenagem aos compositores de música coral

Na Rua Teixeira de Pascoais nasceu uma nova obra de arte urbana: o artista plástico Rui Aleixo criou um mural de “homenagem a todas as compositoras e compositores portugueses dos séculos XX e XXI que valorizaram o património cultural e artí­stico da música coral em Portugal”.

A criação deste mural, que pode ser visto numa das paredes laterais do polo de atendimento da Junta de Freguesia de Alvalade (no número 10 da Rua Teixeira de Pascoais), integra-se na comemoração dos 40 anos de atividade da Associação Musical Lisboa Cantat.

“Depois de 40 anos a cantar e a divulgar a música coral portuguesa, achamos que este é um momento ideal para prestar uma homenagem ao património que os Compositores Portugueses têm criado nestes últimos séculos”, justifica a associação, que apresenta o mural como “um sí­mbolo” do seu “agradecimento e respeito a todos os que vivem a música coral, em especial a de criação portuguesa”.

A Associação Musical Lisboa Cantat iniciou a sua atividade em dezembro de 1977, com a designação de Coral Caminhos Novos. Hoje esta entidade tem cerca de 120 associados, realizando-se os ensaios dos diversos agrupamentos musicais da associação no polo da Junta de Freguesia de Alvalade localizado na Rua Teixeira de Pascoais.

Além desta obra de arte urbana há várias outras dispersas pela freguesia de Alvalade. Exemplo disso são a homenagem ao arquiteto Nuno Teotónio Pereira idealizada por João Samina para o exterior do Mercado de Alvalade e o projeto desenvolvido por um grupo de alunos da Licenciatura em Artes Plásticas da Universidade Lusófona para o antigo reservatório de água existente no Jardim e Parque Hortí­cola Aquilino Ribeiro Machado.

Também no Parque José Gomes Ferreira são várias as intervenções de arte urbana existentes, intervenções que foram criadas por Hugo Lucas e que podem ser vistas em vários pontos do parque. Já no Bairro Fonsecas e Calçada, no túnel que faz a ligação com os prédios da Gebalis, há uma pintura mural que resultou do trabalho conjunto do artista Youthone com a comunidade local.