Espaço Público 12/08/2020

CML e EMEL intervêm no território de Alvalade

A Câmara Municipal de Lisboa e a EMEL iniciaram no passado dia 10 de agosto obras de reorganização do espaço público no território da freguesia de Alvalade. As intervenções, têm duração prevista de 90 dias, iniciando na Rua Luís Augusto Palmeirim (48 dias), seguindo depois para a Rua José Duro (30 dias) e terminando na Rua Marquesa de Alorna (12 dias).

O objetivo da reorganização destes arruamentos é o de implementar medidas de acalmia de tráfego nas vias rodoviárias e a melhoria dos passeios e das passadeiras, promovendo assim a segurança, quer para peões, ciclistas ou automobilistas. Recordamos que os arruamentos em apreço servem uma importante zona habitacional, duas escolas, o Mercado de Alvalade, um parque infantil, e uma diversificada zona comercial, o que faz com que a partilha deste espaço, em segurança, por todos os utentes e moradores desta zona, seja essencial.

Assim sendo, a tipologia adotada para estas intervenções é a de melhorar as condições gerais do espaço público, de modo a que a circulação de velocípedes ocorra em convivência com o tráfego rodoviário motorizado – através de uma via partilhada com limite de velocidade de 30km/h -, mantendo-se os atuais sentidos do tráfego, pontuando o território com a respetiva sinalização vertical e/ou horizontal, similar ao que já acontece no lado poente da Avenida da Igreja e na Rua Ricardo Jorge.

Quanto à oferta de estacionamento na envolvente da Avenida da Igreja, será proposta a alteração do horário do parque de estacionamento do Mercado de Alvalade, tornando-o gratuito após as 16H00, de segunda-feira a sábado, mantendo ainda a gratuitidade aos domingos. Prevê-se que esta medida tenha efeito a partir do início de setembro, com um reforço da sinalização vertical, garantindo assim oferta para visitantes, em particular para os que procuram o comércio local.

A Junta de Freguesia de Alvalade reforça o facto de ter solicitado à Câmara Municipal de Lisboa o alargamento das zonas de estacionamento para residentes, pelo que até ao próximo mês de setembro se prevê a ativação de novas bolsas em diversos  locais do território da Freguesia, em particular na envolvente à Av. da Igreja, completando as já existentes. Esta medida vai assim permitir uma melhor gestão da oferta do estacionamento para todos os moradores desta zona.

Por forma a complementar a oferta de estacionamento à superfície, e face à grande pressão existente, a Junta de Freguesia reforça o facto de que continuará a pugnar por uma solução que passe pela construção de um parque de estacionamento subterrâneo, que sirva esta zona, tal como está já previsto no plano de investimentos da EMEL.

Para mais esclarecimentos consulte: https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/expansao-da-rede-ciclavel-em-alvalade