Desporto 04/02/2019

Alvalade viveu dia histórico com a reabertura do Complexo de S. João de Brito

Alvalade viveu, no dia 2 de fevereiro, um dia histórico, com a reabertura do Complexo Desportivo Municipal de São João de Brito, na Avenida do Brasil.

A inauguração do campo de rugby e da requalificação do edificado do complexo, que passará a ser a casa do Clube de Rugby São Miguel, foi vivida em ambiente de grande festa, pelas centenas de pessoas que por lá passaram. Ao longo de todo o dia, houve música, animação para os mais novos, desporto para todas as idades e muitos momentos de convívio e boa disposição.

A cerimónia contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, e do presidente do Clube de Rugby de São Miguel, Miguel Teixeira, entre outras individualidades.

“É uma honra e um privilégio estar aqui no dia da inauguração deste complexo desportivo. É certamente um dos dias mais felizes deste mandato”, afirmou na ocasião o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade.

Ao Clube de Rugby São Miguel, que nos termos do Contrato-Programa de Desenvolvimento Desportivo firmado com a autarquia irá assegurar a gestão do complexo desportivo, José António Borges deixou uma palavra especial: “a Junta de Freguesia de Alvalade tem visto no Clube de Rugby São Miguel um parceiro excecional, naquilo que são as suas práticas desportivas, mas também naquilo, e isto é muito significativo, que são as responsabilidades sociais de todos”.

O presidente da Junta de Freguesia destacou também a importância que a reabertura do equipamento municipal na Avenida do Brasil tem para o vizinho Bairro de São João de Brito. “Este dia marca a primeira face visível da reabilitação de todo o bairro”, sublinhou, acrescentando que “este complexo desportivo terá um grande valor” para essa área residencial de Alvalade.

José António Borges conclui a sua intervenção notando que o Complexo Municipal de São João de Brito fica agora “ao serviço da população, da freguesia de Alvalade, da cidade de Lisboa”, o que não pode deixar de ser visto como motivo de “grande felicidade”.

O contrato-programa já mencionado, recorde-se, prevê a cedência do uso e da utilização das diversas instalações e equipamentos que compõem o complexo desportivo a associações, clubes, estabelecimentos de ensino e outras instituições públicas localizadas na freguesia, ou que se encontrem na sua área de influência.

Já o presidente da Câmara Municipal de Lisboa lembrou que a obra agora concluída – que além da criação de um campo de rugby incluiu a reabilitação e dois campos existentes e a requalificação de todo o edificado do complexo – resultou de uma vitória no Orçamento Participativo de Lisboa.

Fernando Medina agradeceu à Junta de Freguesia o facto de ter levado esta obra a bom porto e louvou “a determinação, a vontade e a energia” do Clube de Rugby São Miguel, entidade com a qual prometeu continuar a trabalhar.

“O dia 2 de fevereiro de 2019 ficará indubitavelmente marcado na memória coletiva de todos os miguelistas como um dos mais importantes momentos da sua já longa e prestigiante história”, afirmou por sua vez o presidente do Clube de Rugby São Miguel.

Sublinhando que o clube está prestes a cumprir 49 anos de vida, Miguel Teixeira constatou que esta instituição não poderia ter melhor prenda do que “ter as suas próprias instalações”. “O mérito do projeto desportivo do São Miguel conta a partir de hoje com um fortíssimo incentivo”, assegurou, falando na concretização de um sonho de décadas.

O presidente do clube aproveitou ainda para anunciar que foi apresentada mais uma proposta ao Orçamento Participativo de Lisboa, desta vez para a recuperação das bancadas, a criação de uma cobertura para as mesmas e a substituição da iluminação por iluminação LED. “Estou certo e confiante de que contaremos com todos para uma mobilização à São Miguel”, rematou Miguel Teixeira.