Educação 30/11/2018

Inauguradas obras de requalificação da Escola dos Coruchéus

Realizou-se, no dia 30 de novembro, a inauguração das obras de requalificação da Escola Básica dos Coruchéus, em Alvalade. O edificado, os espaços exteriores e desportivos deste equipamento de ensino foram beneficiados, dispondo agora a escola de um refeitório e de uma biblioteca com condições ímpares.

Na inauguração, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José António Borges, recordou que o bairro de Alvalade foi construído em torno de várias escolas primárias e congratulou-se com o facto de o projeto agora concretizado enfatizar essa mesma realidade.

O projeto de requalificação desta escola, inaugurada em 1950, foi desenvolvido pelo arquiteto João Favila Menezes. Na cerimónia de inauguração, os vários intervenientes foram unanimes em elogiar o resultado final da obra. Pelo Agrupamento de Escolas Rainha Dona Leonor a sua diretora, Hermínia Silva, considerou que os trabalhos realizados “vão contribuir para uma melhoria da qualidade do ensino” e destacou a grande mais-valia que constitui a nova biblioteca.

“Hoje vai ser entregue a candidatura à Rede de Bibliotecas Escolares”, adiantou Hermínia Silva, congratulando-se com o facto de a escola estar “lindíssima e muito operacional para os alunos”.

Esta cerimónia contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa e do vereador da Educação, respetivamente Fernando Medina e Manuel Grilo, e do vogal da Educação e Juventude da Junta de Freguesia de Alvalade, Ricardo Varela. Também presente esteve o presidente da Associação de Pais, Diogo Branco, que falou numa escola “que voltou a sorrir” e que ficou “fantástica”.

A Escola Básica dos Coruchéus localiza-se na rua Fernando Pessoa e foi inaugurada em 1950, tendo sido originalmente projetada pelo arquiteto Luís Américo Xavier.