Alvalade 27/03/2022

Alvalade celebra Dia Mundial do Teatro com o projeto “Galeria dos Inesquecíveis”

A Junta de Freguesia de Alvalade celebra hoje o Dia Mundial do Teatro, com o anúncio da promoção de iniciativas que visam homenagear aqueles que, segundo o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, “mais contribuíram para o enriquecimento da nossa vida enquanto criadores e artistas e que, como diria Camões, “da lei da morte se libertaram…” ou se vão libertar”.

Começamos com uma homenagem a Simone de Oliveira, uma artista que se destaca em várias dimensões, como o teatro, a música e a televisão, e que tem a sua vida ligada ao Bairro de Alvalade, em particular à zona da Av. da Igreja, tendo a sua atividade passado também pelo Teatro Maria Matos. Esta homenagem, traduzida num mural de arte urbana, é a primeira obra do projeto “Galeria dos Inesquecíveis”, que surge com o objetivo de celebrar personalidades e homenageá-las, valorizando o espaço público e a comunidade de Alvalade.

A pintura do mural ficará a cargo de André Mano, arquiteto e artista plástico, que desde 2019 dá corpo a um trabalho artístico que une a ilustração, a arquitetura e o graffiti. A obra, que terá início assim que as condições meteorológicas o permitirem, ficará situada na lateral do prédio com o n.º 1, na Rua António Patrício, o que a coloca em destaque para todos os que se desloquem na Avenida de Roma.

Em Reunião de Executivo do passado dia 24 de março foi ainda revelada a intenção por parte da Junta de Freguesia de Alvalade de homenagear os atores Eunice Muñoz e Ruy de Carvalho, que serão agraciados com a Medalha da Freguesia e entrarão também eles, brevemente, para a “Galeria dos Inesquecíveis”.

O mural de homenagem a Simone de Oliveira é uma obra onde estará em destaque uma ilustração icónica, feminista e provocatória da artista. Deixamos-lhe abaixo alguns drafts disponibilizados pelo artista.