Ambiente 01/09/2021

Mercado de Alvalade recebe central fotovoltaica e novo sistema de gelo laminado

A eficiência energética das instalações é um encargo permanente da Junta de Freguesia de Alvalade. Aqui, o Mercado de Alvalade assume um papel de destaque como o principal consumidor de eletricidade, pelo que ao longo dos anos têm sido feitos ajustes tendentes à sua melhoria, tais como a conversão de toda a iluminação para tecnologia LED.

Nesse sentido, encontram-se em fase de conclusão dois investimentos que visam contribuir para o aumento desta mesma eficiência: uma central fotovoltaica, dedicada à produção de energia elétrica para auto consumo (UPAC), e um novo sistema de produção de gelo laminado.

A UPAC do Mercado de Alvalade é constituída por um total de 146 painéis fotovoltaicos, munidos de uma potência instalada de cerca de 60 kW. Disposta sobre a cobertura do edifício, esta estrutura procura converter o elevado potencial de exposição solar numa fonte de energia renovável, prevendo-se que seu o investimento esteja pago em cerca de cinco anos e meio, tendo em conta a poupança com o custo da eletricidade.

A par desta intervenção, o sistema de produção de gelo laminado terá um novo equipamento, também ele mais eficaz, assim reduzindo o consumo de eletricidade e melhorando as condições de trabalho aos comerciantes (em especial os comerciantes de pescado) e a todos aqueles que nos visitam.

Com a sustentabilidade em mente, e além da componente financeira, estes dois investimentos visam um corte nas emissões de carbono associadas à produção de energia elétrica, criando uma rede de consumo interno baseada somente na luz do Sol e sem recurso a combustíveis fósseis.

A UPAC é financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Alvalade ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências.