Lojas com História

Lançado em 2015 pela Câmara Municipal de Lisboa, o programa Lojas com História visa apoiar e promover o comércio tradicional, como marca identitária da cidade de Lisboa. Com este programa pretende-se preservar e salvaguardar os estabelecimentos e o seu património material, histórico e cultural e, por outro lado, dinamizar a sua atividade comercial.

Em junho de 2018, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou a atribuição da distinção Lojas com História a dois estabelecimentos localizados na freguesia de Alvalade: A Mariazinha e o Vá Vá Restaurante. Ainda em 2018, em dezembro, também A Sinfonia passou a estar referenciada neste programa. Já mais recentemente, em 2020, foi a vez da Cafélia.

 A MARIAZINHA |  Avenida Rio de Janeiro, n.º 25-B

Em 1934, na Baixa Pombalina, abriu uma loja da mesma marca registada, A Mariazinha, em homenagem à filha do fundador, Jerónimo Coutinho. Essa loja fechou há cerca de 40 anos. Uma segunda Mariazinha, entretanto, tinha-se mudado para Alvalade, para um localização privilegiada, entre a Avenida da Igreja e o Mercado. À nova morada chegou em 1957, e Paulo Manso, o actual gerente, tomou conta em 1992. Teresa e Paulo, mãe e filho, trabalham ali há 30 anos. Observam as mudanças no bairro e nos hábitos de compra, mas é mais o que permanece: clientes fiéis que voltam sempre, e a própria loja, que se mantém essencialmente inalterada.

Fonte | http://lojascomhistoria.pt/lojas/a-mariazinha
(nesta hiperligação encontra outras informações sobre este estabelecimento)


VÁ VÁ RESTAURANTE | Avenida dos EUA, n.º 100

No cruzamento da Avenida de Roma com a EUA, este restaurante deve o seu nome a um jogador de futebol brasileiro que era famoso à época de abertura (1958). Projectado pelo afamado «arquitecto sem curso» Eduardo Anahory, surgiu no contexto de uma série de novas experiências arquitectónicas do então novo bairro de Alvalade. Até à revolução de Abril, foi um importante ponto de encontro de pensadores e artistas, sobretudo os do Novo Cinema, unidos na posição política e na resistência, ao ponto de se falar mais tarde da «geração Vá-Vá». Já em democracia, nos anos 80, era onde se encontravam os membros dos grupos do chamado Novo Rock.

Fonte | http://lojascomhistoria.pt/lojas/va-va
(nesta hiperligação encontra outras informações sobre este estabelecimento)


SINFONIA |  Avenida de Roma, n.º 44

Nas memórias dos passeios pela Avenida de Roma há um momento reservado para passar na discoteca Sinfonia. Outrora eram duas as discotecas do bairro, esta e a Roma, mas com o fecho da segunda coube à Sinfonia manter esse lugar, contrariando a tendência de comprar música e livros nas grandes superfícies. É que o que começou por ser uma discoteca estendeu a oferta à venda de artigos de papelaria e livraria.

Fonte | http://lojascomhistoria.pt/lojas/sinfonia 
(nesta hiperligação encontra outras informações sobre este estabelecimento)


CAFÉLIA | Avenida de Roma, n.º 55 – C

António Ferreira abriu esta pequena loja em 1952, no mesmo ano em que se terminou de construir o edifício. Como outras lojas inseridas na área do plano original de Alvalade, Cafélia é um marco nas memórias dos que viveram as primeiras décadas deste bairro como residentes ou visitantes. Para tal, contribuem a dedicação de Paulo Jorge e Jorge Gaspar que trabalham aqui há mais de trinta anos. São quem reconhece os clientes frequentes e quem sabe traduzir expressões como «o costume», «o de sempre», ou até um menos vago «aquele que me deu a provar da outra vez».

Fonte | http://lojascomhistoria.pt/lojas/cafelia
(nesta hiperligação encontra outras informações sobre este estabelecimento)


 

Saiba mais sobre as candidaturas ao programa Lojas com História aqui.