Cultura 01/08/2022

Salão Lisboa encerra com sessão lotada junto ao antigo cinema King

O documentário «Alcindo», de Miguel Dores, marcou o encerramento da 2.ª edição do Salão Lisboa, um ciclo de cinema promovido pelo Alvalade Cineclube, em parceria com a Junta de Freguesia de Alvalade, e que levou a sétima arte para espaços que nos reavivaram a memória do cinema no Bairro de Alvalade.

Quatro sábados de julho, quatro lugares de memória ao ar livre, quatro obras primas da sétima arte! A última sessão contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, José Amaral Lopes, que destacou a importância do apoio dado a este projeto e o facto das quatro sessões apresentadas contarem com forte presença de público na plateia.

A entrada era gratuita e permitiu ao público rever e reavivar as memórias dos antigos cinemas King Triplex, Quarteto, ABCinema/Hollywood/Plaza e Caleidoscópio. Sessões ao ar livre, na magnífica tela insuflável do Alvalade Cineclube, que nos trouxeram bom cinema português. «Kilas, o Mau da Fita», «Já Estou Farto!», «A Cidade Branca» e «Alcindo» foram os filmes e documentários eleitos para esta 2.ª edição do Salão Lisboa. E que bem que ficaram ao ar livre, a respirar entre as cerca de 600 pessoas que passaram por estas quatro sessões, a fazê-las pensar, questionar e apreciar a vida, o dia-a-dia e o que as motiva! É isso que nos faz a arte, certo?

O Alvalade Cineclube e os seus ciclos de cinema regressam em setembro, à Sala Fernando Lopes, na Universidade Lusófona. Uma sala que nos traz o conforto e a qualidade das grandes salas de cinema e onde o cineclube do Bairro promete dar “um salto em frente no número de sessões e filmes, no envolvimento de outras forças vivas da comunidade, nos públicos-alvo de cada ciclo, programa ou ideia”. A promessa está feita no site oficial, onde garantem ainda que querem “ser mais e discutir (ainda) mais cinema e a realidade”.

“Pois que o cinema não se circunscreve à sala e ao escuro, mas agora, mais que sempre, pede uma experiência coletiva. Depois de passarmos todos pela solidão da casa, assumimos o cinema como grande espaço de vivência, em conjunto. Em presença. Com outras tantas vozes.”, pode ler-se em www.alvaladecineclube.pt.

De setembro a dezembro não os perca de vista. Quanto à programação, já levantaram um pouco o véu:

Ciclo | Senhor do Adeus
A reentrada pós-verão vai ter surpresas.

Mais informação sobre os filmes em breve.

Ciclo | América 70s
Uma década e os anti-heróis subiram ao trono. Os 70s americanos marcaram o seu cinema pela crueza da realidade que quiseram mostrar. A fechar 2022, ousamos voltar a ser infelizes.