Espaço Público 12/09/2019

Saiba o que muda com a Zona 30 do Bairro de São Miguel

A obra da 2.ª fase da Zona 30 do Bairro de São Miguel, a qual foi objeto de discussão pública com a população, já teve início. Reduzir o tráfego de atravessamento, valorizar a mobilidade pedonal e aumentar as condições de segurança de todos os que vivem e circulam nesta área são os objetivos desta intervenção, realizada ao abrigo de um Contrato de Delegação de Competências com o Município de Lisboa.

Estes trabalhos vão abranger vários arruamentos do bairro, prevendo-se que estejam concluídos no final de março do próximo ano. No conjunto da área de intervenção, serão criados 50 novos lugares de estacionamento e várias bolsas para motociclos.

A criação da Zona 30 do Bairro de São Miguel teve início no anterior mandato autárquico, quando a Junta de Freguesia promoveu a sobrelevação de duas passagens de peões, nas ruas Frei Amador Arrais e António Ferreira, e reordenou o estacionamento na Rua Alfredo Cortês, disponibilizando assim 15 novos lugares. Essa intervenção incluiu a criação de três bolsas de estacionamento para residentes e de bolsas para motociclos.

A 2.ª fase, cujas obras se iniciaram agora, é mais profunda, abrangendo um maior número de ruas e contemplando novas soluções. Conforme foi dado a conhecer numa reunião pública com a população, estão em causa as seguintes alterações:

– Para a Rua Flores do Lima está previsto um ordenamento do estacionamento e dos passeios, o que permitirá criar 24 novos lugares de estacionamento. No passado mês de junho, foi já introduzida uma bolsa de estacionamento para portadores de Dístico de Residente, numa zona de impasse.

– Na Rua Diogo Bernardes, haverá uma alteração da via e uma reorganização do estacionamento (sem alteração no número), para melhorar as condições de acessibilidade ao local de viaturas de socorro.

– Também para a Rua Jorge Ferreira de Vasconcelos se propõe um reordenamento do estacionamento (sem alteração no número), por forma a que este fique concentrado no lado da escola. Essa alteração permitirá que a largada de passageiros passe a fazer-se com melhores condições de segurança, uma vez que as crianças poderão sair do lado direito da via e caminhar pelo passeio até à passadeira existente no topo. As passadeiras serão rebaixadas, em nome da mobilidade pedonal, e passará a existir uma bolsa para motociclos.

– Na Rua Frei Tomé de Jesus e na Travessa Henrique Cardoso a intervenção visa contribuir para a diminuição da velocidade de circulação automóvel. Para tal, prevê-se a sobrelevação de parte da via na Rua Frei Tomé de Jesus e a sobrelevação da passadeira da Travessa Henrique Cardoso.

– Para a Rua Infante Dom Pedro, e atendendo às dificuldades sentidas pelos moradores, foi criada (no passado mês de junho) uma bolsa de estacionamento, entre o início desta rua e a Rua António Ferreira, exclusiva para moradores entre as 19 e as 9 horas.

– Na Rua Alfredo Cortês, no troço entre a Rua António Ferreira e a Rua Jorge Ferreira, a circulação automóvel vai passar a fazer-se apenas no sentido ascendente. Esta alteração (em vigor desde o dia 11 de setembro) pretende diminuir o tráfego de atravessamento, permitindo ainda criar novos lugares de estacionamento.

– Na Rua António Ferreira, haverá uma alteração dos perfis de atravessamento e a sinalização de um espaço, junto à escola, que os automobilistas poderão utilizar para encostar as suas viaturas e deixar as crianças sair para a escola, de forma ordenada. Além disso, serão criados seis novos lugares de estacionamento.

 

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