Espaço Público 09/05/2020

Projeto prevê promoção da mobilidade e requalificação de espaços verdes

O estudo preliminar da requalificação dos espaços verdes envolventes à Rua Paul Harris, surge por iniciativa da Junta de Freguesia e no âmbito do Contrato de Delegação de Competências celebrado com a Câmara Municipal de Lisboa, e prevê melhorar as condições dos espaços públicos existentes, através da promoção dos acessos pedonais, requalificação dos pavimentos existentes, recuperação de espaços verdes e introdução de novos equipamentos.

Quanto ao jardim da Rua Paul Harris, localizado em área residencial, e com cerca de 6400 m², propõe-se uma clara melhoria da mobilidade pedonal, através da criação de novos percursos confortáveis, que permitam aos utilizadores moverem-se por todos os espaços desta zona, e ainda a plantação de 20 novos exemplares arbóreos e cerca de 900 novos exemplares arbustivos e herbáceos. Quanto ao mobiliário urbano, os espaços de estadia serão privilegiados, assim como a colocação de novos bancos, papeleiras e dispensadores de sacos para recolha de dejetos caninos.

Já na Azinhaga dos Barros, no espaço expectante com cerca de 5 000 m ², propõe-se a criação de um dog park, com cerca de 950 m ², e área para cães de grande e pequeno porte, dotada de vários equipamentos, como caixa de areia, saltos, pontes, obstáculos, túnel, slalom e outros. O mobiliário de apoio a este espaço conta com bebedouros para humanos e canídeos, bem como bancos de apoio. Quanto ao espaço envolvente, esta intervenção, que será financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia, prevê um circuito em betão poroso, que permita a mobilidade confortável de todas as pessoas, bem como bancos, papeleiras e dispensadores para recolha de dejetos caninos.

A Junta de Freguesia de Alvalade, face ao momento extraordinário que estamos a viver, tem vindo a adotar diferentes formas de informar os seus fregueses. Neste caso, substituindo a apresentação presencial de projetos, pelo envio de uma carta explicativa aos moradores da zona circundante à intervenção e disponibilizando posteriormente os conteúdos auxiliares através das plataformas digitais. Neste sentido, importa informar que continuamos disponíveis para receber contributos, ou para prestar outros esclarecimentos, através dos canais eletrónicos habituais e sempre disponíveis.

O plano geral do projeto e uma apresentação animada do “antes” e “depois” da intervenção estão disponíveis aqui.