Alvalade 28/08/2020

Requalificação do largo junto à Rua António Patrício

Está em fase de conclusão a obra de requalificação do largo junto à Rua António Patrício, que veio permitir um aumento de cerca de 55% da capacidade de estacionamento, assim como a melhoria da acessibilidade.

Esta intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Alvalade surge no âmbito do projeto Corredor Verde da Avenida de Estados Unidos da América, requalificando mais um espaço público da freguesia. O local recebe, previsivelmente no mês de outubro, 20 novas árvores, altura em que as condições climatéricas deverão estar favoráveis a esta plantação, e foi para já alterado o piso dos lugares de estacionamento para grelhas de enrelvamento com preenchimento de prado de sequeiro, aumentando assim a permeabilidade da área.

Quanto ao aumento da capacidade de estacionamento, encontramos agora no local mais 48 lugares para automóveis, que se juntam aos 90 já existentes, e ainda três bolsas para motociclos e duas para velocípedes. Já o sentido de circulação, sofreu alterações e faz-se agora pelo lado esquerdo do largo. Esta solução tem em conta situações de emergência onde o acesso de viaturas de socorro de maiores dimensões possa ser necessário e ainda o acesso a viaturas de recolha de resíduos sólidos urbanos, aumentando assim o raio de curvatura na entrada para o estacionamento, minimizando o risco de incidentes como o “arrastamento” da traseira das viaturas de maior porte.

A acessibilidade ao local foi outro dos aspetos melhorados com este projeto, pelo que a intervenção terminará com a construção de um acesso pedonal acessível, em rampa, entre a Avenida Estados Unidos da América e o largo da Rua António Patrício, no decorrer dos meses de setembro e outubro.

Consulte abaixo apresentações multimédia do antes e depois desta intervenção.

Vista 1

Vista 2