Espaço Público 18/05/2021

Requalificação da Azinhaga das Teresinhas vai trazer um jardim temático

A requalificação da Azinhaga das Teresinhas, terreno baldio na Av. Gago Coutinho junto ao templo Hindu BAPS Shri Swaminarayan Mandir, abrange uma área total de cerca de 1000 m2 e teve início esta semana. O objetivo principal desta intervenção, que nasceu de uma proposta vencedora do Orçamento Participativo da Câmara Municipal de Lisboa – em 2019 -, passa pela criação de um jardim temático, com condições para o desenvolvimento de atividades por parte da comunidade aí instalada e ainda a oportunidade de valorização e utilização deste espaço por parte da restante população.

Na proposta inicial foram consideradas todas as características do espaço, como a permeabilidade, o desnível existente e as pré-existências, como muros, centrando ainda parte do plano na criação de espaços verdes e zonas de estadia. Nesse sentido, o espaço verde será estruturado pelos diferentes patamares existentes, com uma ligação por escada entre eles e a requalificação do caminho de azinhaga. No patamar mais baixo, vai nascer um espaço verde valorizando os espaços para o descanso, a meditação e a contemplação, com a vegetação a ser o elemento principal, com espécies associadas ao imaginário paisagístico hindu, por forma a assegurar que este espaço representa a ideia inicial da proposta feita pelo templo Hindu BAPS Shri Swaminarayan Mandir.

O projeto pode ser consultado aqui.

Antes do início da intervenção o espaço estava abandonado