Direitos Sociais 20/08/2020

Projeto Radar sai à rua em Alvalade no dia 26 de agosto

Considerando o atual panorama de pandemia provocada pela Covid-19, numa ótica de prevenção e sensibilização, a Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML), a Junta de Freguesia de Alvalade e a Polícia de Segurança Pública (PSP), promovem no próximo dia 26 de agosto uma ação de rua no território de Alvalade, no âmbito do Projeto Radar, com técnicos devidamente identificados.

Com o intuito de promover os princípios e objetivos do Projeto Radar junto da comunidade, esta ação visa essencialmente recolher mais informação junto dos entrevistados residentes na freguesia de Alvalade, informação esta importante para a utilização de uma plataforma como ferramenta para a cidade na área do envelhecimento.

O objetivo é o de utilizar essa informação na sua plena dimensão, ou seja, com dados precisos e atuais, para uma melhor abordagem às necessidades da população com mais de 65 anos. Recordamos que a freguesia de Alvalade foi pioneira no acesso à Plataforma Digital deste projeto, que permite, entre outras opções, a georreferenciação dos fregueses identificados no Projeto Radar, ao mesmo tempo que possibilita a monitorização, sinalização, avaliação e encaminhamento desta faixa etária no âmbito das suas necessidades sociais.

Esta ação pragmática e objetiva no terreno, permitirá às entidades envolvidas refletirem e redefinirem novas estratégias de atuação adaptadas ao perfil deste grupo populacional.

Objetivos gerais da ação:

•  Promover os princípios e objetivos do Projeto Radar, sensibilizando para a coesão, mobilização e mudança social;
  •   Promover a efetiva participação/ comunicação da comunidade e das entidades parceiras na dinâmica do Projeto;
  •   Promover o aumento da adesão e da participação da população 65+;
  •   Visitar os entrevistados que durante o contacto telefónico previamente estabelecido:
  1. Não tenham nº de telefone atribuído ou não conste nos dados da Plataforma RADAR;
  2. Não tenha sido possível qualquer contacto telefónico por não-atendimento;
  3. Recolher consentimentos informados de entrevistas realizadas via telefónica;
  4. Revisitar entrevistados, atualizando a informação descrita no perfil da Plataforma Radar.

Paralelamente, a Junta de Freguesia de Alvalade e as restantes entidades envolvidas vão voltar a visitar os Radares Comunitários, que no caso do território de Alvalade são os comerciantes locais. Esta “figura” do projeto tem como principal objetivo a identificação e sinalização de idosos junto das entidades envolvidas: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa e Junta de Freguesia de Alvalade.