Espaço Público 19/08/2020

Novas intervenções a partir do dia 24 de agosto

A Câmara Municipal de Lisboa, a EMEL e a Junta de Freguesia de Alvalade dão continuidade ao processo de reorganização do espaço público no território da freguesia de Alvalade, com o início de novas intervenções marcado para o próximo dia 24 de agosto. As obras de requalificação vão ter lugar na Rua Afonso Lopes Vieira (entre o n.º2 e o n.º 58) e na Rua Fernando Pessoa, até ao dia 30 de setembro de 2020, e na Rua José Lins do Rego, até ao dia 23 de dezembro de 2020.

O objetivo das intervenções nestes arruamentos é o de melhorar as condições gerais do espaço público, em particular valorizando a convivência entre a circulação de velocípedes e o tráfego rodoviário motorizado, e o de implementar medidas de acalmia de tráfego motorizado nas vias rodoviárias – através de uma via partilhada com limite de velocidade de 30km/h -, mantendo-se os atuais sentidos do trânsito, bem como os perfis das vias.

Quanto à sinalização vertical e horizontal, será revista e melhorada, juntando-se ainda a marcação de uma linha verde no pavimento para melhor definição do percurso partilhado de veículos, semelhante ao que já acontece no lado poente da Avenida da Igreja e na Rua Ricardo Jorge.

Conheça aqui o projeto para a Rua Fernando Pessoa

A intervenção prevê ainda um reordenamento do estacionamento em algumas zonas da Rua Afonso Lopes Vieira – conheça o projeto aqui -, que passarão a contar com estacionamento em espinha invertida, ao invés do aparcamento diagonal à via.  O estacionamento em espinha invertida permite assegurar uma maior segurança e visibilidade, facilitando as operações de cargas e descargas, bem como a tomada e largada de passageiros nos veículos automóveis, tendo assim especial atenção às necessidades das crianças e pessoas com mobilidade condicionada.

Na Rua Afonso Lopes Vieira está ainda prevista a melhoria das condições de estacionamento para bicicletas e motociclos, através da criação de bolsas específicas para estes meios de transporte, situadas imediatamente antes das passeiras – local onde não são permitidos estacionamentos de automóveis ou outros veículos que retirem a visibilidade. Assim, existe um aproveitamento total do espaço destinado a estacionamento, evitando que os motociclos sejam indevidamente parqueados nos passeios e dando condições de segurança total a quem atravessa nas passadeiras e circula nos passeios.

Já na Rua José Lins do Rego, uma intervenção financiada pela Câmara Municipal de Lisboa e executada pela Junta de Freguesia de Alvalade, o espaço público será reorganizado de modo a garantir um corredor pedonal em passeio com, pelo menos, 2 metros de largura. O aumento da oferta de estacionamento automóvel vai ser efetivo, regularizando o que se efetua em espinha no lado nascente da praceta e possibilitando melhores condições de circulação a viaturas de maiores dimensões, como é o caso dos meios de socorro ou de recolha de resíduos. Quanto à zona de entrada da rua, prevê-se a criação de uma nova passadeira, rebaixada e adaptada a pessoas com mobilidade condicionada. O estacionamento manter-se-á destinado a veículos com dístico de residente válido para a zona EMEL 03I e o espaço verde central será preservado, sendo ainda beneficiado pela reformulação dos caminhos pedonais e ainda pela plantação de um novo prado.

Consulte imagem detalhada aqui

Num computo geral, a intervenção permitirá criar 2 novas bolsas para estacionamento de bicicletas, 1 nova bolsa para estacionamento de motociclos, 15 novos lugares para estacionamento automóvel e regularizar 26 lugares de estacionamento automóvel na Rua José Lins do Rego.